Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 68 anos de idade, sexo feminino, procura pronto-socorro com relato de dor em fossa ilíaca esquerda com irradiação para as costas. Ao exame apresenta PA de 140X90mmHg, FC 120, temperatura axilar 38,2°C e abdome com dolorimento e defesa muscular voluntária no quadrante inferior esquerdo com plastrão palpável. Qual a melhor abordagem diagnóstica?

A
Enema opaco baritado.
B
Colonoscopia.
C
Radiografia simples de abdome em 2 incidências.
D
Tomografia de abdome.
Quando se deve iniciar heparina de baixo peso molecular, se isto não foi feito 2h antes do procedimento cirúrgico, em um paciente de risco moderado para o desenvolvimento de doença tromboembólica submetido a anestesia geral exclusiva?
Em um paciente com trauma fechado e fratura pélvica, que não apresenta diurese após a inserção do cateter, qual é o melhor método de avaliação do ferimento uretral?
Um paciente de 18 anos, do sexo masculino deu entrada no Pronto-Socorro com história de ter sofrido traumatismo craniano há 4 horas, durante uma partida de futebol (chocou-se com outro jogador). No momento do trauma, o paciente não perdeu a consciência e continuou jogando. Após 20 minutos do trauma, evoluiu com cefaleia e pediu para ser substituído. Após 45 minutos do trauma, apresentou piora da cefaleia e iniciou vômitos. Após 2h do trauma, evoluiu com sonolência e rebaixamento progressivo do nível de consciência. Na sua admissão ao hospital estava em Glasgow 7 com anisocoria à direita. Qual é o diagnóstico mais provável?
Um paciente de 54 anos, masculino, com quadro de icterícia obstrutiva e emagrecimento. Colangioressonância revela tumoração na via biliar, na confluência dos hepáticos, com invasão do ramo esquerdo da artéria hepática. A melhor conduta a ser adotada é:
Compartilhar