Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 68 anos de idade, sexo feminino, procura pronto-socorro com relato de dor em fossa ilíaca esquerda com irradiação para as costas. Ao exame apresenta PA de 140X90mmHg, FC 120, temperatura axilar 38,2°C e abdome com dolorimento e defesa muscular voluntária no quadrante inferior esquerdo com plastrão palpável. Qual a melhor abordagem diagnóstica?

A
Enema opaco baritado.
B
Colonoscopia.
C
Radiografia simples de abdome em 2 incidências.
D
Tomografia de abdome.
A alta prevalência da hipertensão arterial sistêmica e a importância de seu controle para a redução do risco cardiovascular tornam o atendimento ao paciente hipertenso uma das principais demandas da atenção primária à saúde. Na avaliação de um paciente, é sinal indicativo da presença de uma possível causa secundária de hipertensão:
O Ministério da Saúde recentemente recomendou a vacinação contra a rubéola na população adulta, com finalidade de proteger as pacientes em idade fértil contra as complicações para o feto. As pessoas portadoras do vírus HIV que podem ser vacinadas são:
Larissa Aparecida, 18 anos, jogadora de basquete da seleção do colégio São João, refere fraqueza e fadiga com muita frequência. Preocupada com a possibilidade de estar doente, resolveu fazer uma consulta médica. Exame físico sem anormalidades. Exames laboratoriais: Os resultados dos exames de sangue e urina solicitados são relatados abaixo: Sangue: Hb 12.00 g/dL Ht 46% Suor: 25 mmol/L Na+ 141 mEq/L - Cl? 85 mEq/L - K+ 2.1 mEq/L - HCO3 ? 35 mEq/L Urina - Na+ 80 mEq/24 h - K+ 170 mEq/24 h Índice de massa corporal - ­20 kg/m2. Qual o diagnóstico mais provável fundamentado exclusivamente no exame físico e nos exames laboratoriais realizados?
Criança com 8 anos do sexo feminino, vítima de queimadura severa. Na avaliação laboratorial apresentou nos primeiros dias após o acidente perda de nitrogênio. Qual das substâncias abaixo é a principal causadora destas perdas?
Compartilhar