Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Paciente de 7 anos de idade deu entrada na emergência com relato de ter apresentado, pela primeira vez, convulsão associada à perda da consciência e febre. O diagnóstico diferencial inclui as seguintes patologias, EXCETO:

A
meningite.
B
tumor cerebral.
C
convulsão febril.
D
acidente vascular cerebral.
Anemias microcíticas e hipocrômicas podem estar relacionadas à deficiência de ferro, inflamações crônicas e talassemia. O parâmetro laboratorial capaz de fidedignamente identificar a anemia ferropriva dentre os abaixo é:
Exemplo de síndrome nefrítica relacionada patogenicamente à presença de anticorpos dirigidos contra a membrana basal glomerular estaria representada pela:
No acolhimento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), chegou uma mulher de 47 anos, trêmula, com tontura, sudorética, com palidez perioral, náusea e sensação de urgência evacuatória. Apresenta taquicardia e taquipneia, porém, o restante dos sinais vitais está sem alteração. O diagnóstico mais provável é ansiedade. Diante do caso a conduta médica deve ser: I . encaminhar o paciente ao psiquiatra. II . prescrever tratamento farmacológico inicial. III . solicitar exames para tranquilizar a paciente. IV . avaliar a correlação dos sintomas como desencadeante para o quadro clínico. Quais estão corretas?
Uma paciente de 51 anos, com antecedentes de fibrilação atrial crônica, foi submetida à ressecção segmentar de delgado, com reconstrução primária do trânsito, por isquemia decorrente de embolia arterial. No 4º pós-operatório, ainda internada na unidade de terapia intensiva, necessita de drogas vasoativas para suporte hemodinâmico. Constitui contraindicação para administração de suporte nutricional por via enteral:
Compartilhar