Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 70 anos é internado com obstrução intestinal e diagnóstico etiológico de neoplasia maligna de cólon ao nível do ângulo esplênico. Seu estado geral encontra-se bastante comprometido. A cirurgia de urgência a ser realizada é do tipo:

A
cirurgia de Hartmann.
B
colectomia total com ileorrectoanastomose.
C
colectomia esquerda com anastomose primária.
D
transversostomia descompressiva.
E
sigmoidostomia descompressiva.
Mulher de 37 anos, com sangramento genital irregular. Ao exame ginecológico identificou-se lesão vegetante no lábio anterior do colo uterino medindo 2,0 cm. Os paramétrios não estão comprometidos pelo toque retal e não há metástases a distância. Sabendo-se que a biópsia revelou carcinoma espinocelular invasivo, qual o tratamento indicado?
Menino de 7 anos com diarreia profusa de início súbito, com diarreia aquosa, abundante e incoercível, com inúmeras dejeções diárias, vômitos, dor abdominal e câimbras. Sem febre. Pelo quadro descrito na notificação, a classificação provisória do caso quanto a etiologia para o Sistema de Vigilância Epidemiológica, enquanto se aguarda o resultado da cultura, é:
Para prevenção de varicela pós-exposição, é recomendada:
Um paciente masculino de 61 anos foi submetido à colonoscopia por história familiar de câncer de cólon. O exame evidenciou diverticulose. Preocupado com sua saúde, o paciente quer saber sobre complicações futuras desse achado. Qual a probabilidade desse paciente assintomático desenvolver diverticulite?
Compartilhar