Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 70 anos é internado com obstrução intestinal e diagnóstico etiológico de neoplasia maligna de cólon ao nível do ângulo esplênico. Seu estado geral encontra-se bastante comprometido. A cirurgia de urgência a ser realizada é do tipo:

A
cirurgia de Hartmann.
B
colectomia total com ileorrectoanastomose.
C
colectomia esquerda com anastomose primária.
D
transversostomia descompressiva.
E
sigmoidostomia descompressiva.
Em criança, na idade entre dois meses e quatro anos, com história de tosse ou dificuldade para respirar sem sibilância, segundo o AIDPI, o sinal clínico de maior valor preditivo positivo de pneumonia é:
Na sala de parto, você atendeu um recém-nascido a termo cuja mãe não realizou pré-natal. Em relação ao risco de transmissão da hepatite B para este recém-nascido, qual a conduta inicial adequada?
A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item. Considere a seguinte situação hipotética. Uma mãe relatou que sua filha de 1 ano de idade sofrera convulsão generalizada de curta duração em vigência de um quadro febril (temperatura axilar de 39ºC). No momento do exame clínico, a menina não apresentou mais o quadro descrito pela mãe, que consistiu no primeiro episódio de convulsão da criança. Nesse caso clínico, é indicado o tratamento profilático com benzodiazepínicos até os cinco anos de idade.
João, 31 anos de idade, faz uso de altas doses de meperidina há 7 anos, apresentando atualmente critérios de Síndrome de Dependência. João iniciou o consumo desta droga recreativamente e hoje não consegue abandonar o consumo diário devido aos efeitos resultantes da suspensão da mesma. Dentre as medicações citadas abaixo, qual é a de primeira linha para o tratamento ambulatorial continuado desta Síndrome de Dependência?
Compartilhar