Paciente de 70 anos é internado com obstrução intestinal e diagnóstico etiológico de neoplasia maligna de cólon ao nível do ângulo esplênico. Seu estado geral encontra-se bastante comprometido. A cirurgia de urgência a ser realizada é do tipo:
A
cirurgia de Hartmann.
B
colectomia total com ileorrectoanastomose.
C
colectomia esquerda com anastomose primária.
D
transversostomia descompressiva.
E
sigmoidostomia descompressiva.
Outras questões
Fenótipo hipermutável relacionado com a oncogênese em pacientes com síndrome de Lynch:
No 7º pós-operatório de gastrectomia subtotal com reconstrução em y de Roux, por neoplasia, um paciente de 54 anos apresentou dor abdominal difusa e taquicardia. Está em regular estado geral, tem frequência cardíaca de 130 batimentos por minuto e pressão arterial de 95 x 56 mmHg. O abdome é doloroso difusamente e o paciente tem dor à descompressão brusca. A ferida operatória tem hiperemia e saída de secreção biliosa. Conduta:
Um lactente de 1 ano e 6 meses chega ao pronto-socorro com quadro de arritmia cardíaca. O médico da emergência decide aplicar uma bolsa de gelo sobre a face do bebê tentando induzir uma manobra vagal. A arritmia que este paciente provavelmente apresenta:
Paciente, 55 anos, refere sangramento anal, principalmente misturado às fezes há três meses. Apresenta também episódios de diarreia e cólica abdominal difusa. Nega história familiar de câncer intestinal. Ao exame físico, o abdome está normal. Anuscopia apresenta hemorroidas internas grau II e externas. O toque retal está normal. Considerando o quadro descrito, a conduta mais adequada é: