Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Dermatologia

Dermatologia

Paciente de 70 anos, fumante, com queixas de pirose epigástrica intermitente há 10 anos; diabético e hipertenso. Endoscopia EED: lesão de 5 mm, irregular no esôfago distal com restante da mucosa esofágica normal, cárdia incontinente e sem hérnia hiatal; pangastrite leve e H. pylori negativo. Anatomopatológico da lesão esofágica: carcinoma espinocelular superficial. Ecoendoscopia: lesão restrita à mucosa. Tomografia Computadorizada de Tórax e Abdome normal. Conduta:

A
Esofagectomia subtotal trans-hiatal e esofagastroplastia.
B
Esofagectomia distal com anastomose esofagogástrica.
C
Radioterapia.
D
Esofagectomia subtotal em três campos e esofagogastroplastia.
E
Ablação endoscópica e confirmação anatomopatológica.
Um lactente de 10 meses de idade apresentando tosse há mais de cinco dias e febre nos dos primeiros dias do quadro, é atendido na emergência com FC=170 bpm e FR=52 irpm, temperatura de 37ºC, prostrado com taquidispneia, rítmo de galope, diminuição da intensidade das bulhas cardíacas e hepatomegalia. Baseada no relato, responda:
As osteocondroses são frequentes na idade escolar e na adolescência, sendo causas de dores nos membros inferiores. A que acomete a tuberosidade anterior da tíbia é conhecida como:
Embora a maioria dos pacientes com aumento da temperatura corporal apresente febre, existem circunstâncias nas quais essa elevação de temperatura representa hipertermia, caracterizada por elevação não controlada da temperatura corporal que excede a capacidade orgânica de perder calor. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): ( ) Hipertermia induzida por drogas pode estar associada à utilização de anfetaminas, antidepressivos tricíclicos e cocaína. ( ) Na hipertermia maligna ocorre rápido aumento no cálcio intracelular em resposta ao halotano, outros anestésicos inalatórios ou à succinilcolina. ( ) A síndrome neuroléptica maligna está associada ao uso de neurolépticos, como o haloperidol, e caracteriza-se por tônus muscular diminuído. ( ) Diarreia, tremor e mioclonia estão associados à hipertermia relacionada à síndrome serotoninérgica. Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Qual o adenoma de hipófise mais frequente e qual a orientação terapêutica inicial mais utilizada?
Compartilhar