Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Hepatologia

Paciente de 70 anos, portador de litíase biliar, apresenta dor abdominal, febre e icterícia. Ao exame, encontra-se confuso e hipotenso, e detecta-se leucocitose com desvio à esquerda, elevação de bilirrubinas, fosfatase alcalina, gamaglutamiltransferase e de transaminases. Com achado ultrassonográfico de dilatação de vias biliares intra e extra-hepáticas, é certo afirmar que:

A
a drenagem biliar por laparotomia deve ser realizada imediatamente.
B
a antibioticoterapia deve cobrir Gram-negativos, anaeróbios, além de S. aureus
C
a presença da pêntade de Reynold sugere abscesso hepático.
D
a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE ou PCRE) deve ser indicada após exames diagnósticos não invasivos.
E
a colangiorressonância não deve ser realizada na presença de insuficiência renal aguda.
Paciente do sexo masculino, 62 anos, iniciou com dor em cólica no hipocôndrio direito, há três dias, acompanhado de anorexia, náuseas e vômitos. Trata-se de paciente com hipertensão arterial controlada, sem outras comorbidades. Ao exame físico, mostrava-se febril (38,2ºC) e a pesquisa do sinal de Murphy foi positiva. Ultrassonografia revelou a presença de vesícula biliar distendida com paredes espessadas, com inúmeras imagens hiperecogênicas em seu interior com sombra acústica posterior e coleção líquida perivesicular. Em relação ao caso, assinale a alternativa CORRETA:
Pré-escolar de 4 anos é atendido no Pronto-Socorro com crise de asma. Apresenta-se sonolento, cianótico, retrações subcostais e esternocleidomatoideas acentuadas, sibilos difusos, FR: 49 irpm, FC: 144 bpm, saturação de oxigênio 78%, espirometria com PFE < 30. A mãe relata a ocorrência de crises frequentes, "praticamente todos os dias", acordando sempre à noite, faltando muito à escola, com internação por asma este ano. Baseado na IV Diretriz Brasileira para o manejo de asma, a classificação da intensidade da crise é:
Pré-escolar de 6 anos de idade, chega em consultório com lesão de trajeto linear e sinuoso na região da nádega, com prurido moderado. Mãe relata ter notado lesão uma semana após regressarem da praia. Baseado no diagnóstico mais provável, o tratamento é com:
O organismo materno sofre mudanças anatômicas e funcionais durante a gravidez, com o objetivo de redefinir um novo equilíbrio adaptativo para a presença do feto em desenvolvimento.Constituem modificações gravídicas gerais do organismo materno, observa-se:
Compartilhar