Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Hepatologia

Paciente de 70 anos, portador de litíase biliar, apresenta dor abdominal, febre e icterícia. Ao exame, encontra-se confuso e hipotenso, e detecta-se leucocitose com desvio à esquerda, elevação de bilirrubinas, fosfatase alcalina, gamaglutamiltransferase e de transaminases. Com achado ultrassonográfico de dilatação de vias biliares intra e extra-hepáticas, é certo afirmar que:

A
a drenagem biliar por laparotomia deve ser realizada imediatamente.
B
a antibioticoterapia deve cobrir Gram-negativos, anaeróbios, além de S. aureus
C
a presença da pêntade de Reynold sugere abscesso hepático.
D
a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE ou PCRE) deve ser indicada após exames diagnósticos não invasivos.
E
a colangiorressonância não deve ser realizada na presença de insuficiência renal aguda.
Qual procedimento que, comprovadamente, reduz morbimortalidade em pacientes com síndrome da disfunção respiratória aguda (SDRA)?
Em caso de Síndrome Coronariana Aguda sem supradesnivelamento do segmento ST, aponte o fator que não é considerado fator preditor de alto risco:
Assinale a opção correta:
Em um paciente que desenvolve hipercalemia severa associada a alterações eletrocardiográficas (ondas T apiculadas, complexos QRS alargados), a administração de qual dos seguintes agentes é a terapia inicial mais apropriada?
Compartilhar