Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente de 70 anos, sexo feminino, procura atendimento por sangramento gengival após extração dentária. Refere que, pela segunda vez em dois meses, apresentou o referido fato apesar de compressas geladas e aplicação com compressão do local por até 4 horas. Não faz uso de quaisquer medicamentos. Realizou alguns exames que evidenciaram: tempo de protrombina normal, tempo de tromboplastina parcial ativada = 50s (normal de 20 a 35s), hemograma normal. Eletrólitos e provas de função hepática, tireoidiana e renal estavam normais. Com base nestes dados, qual o diagnóstico, entre os abaixo, mais provável para esta paciente?

A
Deficiência de Fator VII.
B
Deficiência de Vitamina K.
C
Deficiência de Fator V.
D
Doença de von Willebrand.
E
Deficiência de Fator X.
Qual dos fatores de risco abaixo NÃO está relacionado a úlcera venosa em membros inferiores?
A lesão na linha média do pescoço que se origina na base da língua, no forame cego, e desce através da porção central do osso hioide, é uma das lesões de linha média do pescoço mais comuns em crianças em idade pré-escolar. O diagnóstico mais provável é:
O sinal otoscópico mais importante para identificar uma otite media aguda (OMA) e diferenciá-la de uma otite media com efusão (OME) é?
Por ser causa de cegueira, a hipovitaminose A tem sido um importante problema de saúde pública. Sobre a deficiênca, pode-se afirmar que:
Compartilhar