Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente de 70 anos, sexo feminino, procura atendimento por sangramento gengival após extração dentária. Refere que, pela segunda vez em dois meses, apresentou o referido fato apesar de compressas geladas e aplicação com compressão do local por até 4 horas. Não faz uso de quaisquer medicamentos. Realizou alguns exames que evidenciaram: tempo de protrombina normal, tempo de tromboplastina parcial ativada = 50s (normal de 20 a 35s), hemograma normal. Eletrólitos e provas de função hepática, tireoidiana e renal estavam normais. Com base nestes dados, qual o diagnóstico, entre os abaixo, mais provável para esta paciente?

A
Deficiência de Fator VII.
B
Deficiência de Vitamina K.
C
Deficiência de Fator V.
D
Doença de von Willebrand.
E
Deficiência de Fator X.
Paciente com dor torácica aguda e intensa realiza tomografia computadorizada do tórax que demonstra aorta com descolamento da íntima, apresentando luz verdadeira e luz falsa, o que configura o diagnóstico de:
Lactente de 2 meses dá entrada na emergência pediátrica com parada cardiorrespiratória. Segundo a mãe, após amamentar ao seio materno, a criança adormeceu como de rotina, de bruços. Com relação à síndrome de morte súbita infantil, qual a provável causa de morte do lactente?
Criança com 12 meses de idade, sexo feminino, trazida ao posto de saúde para consulta de rotina, sem queixas. Nasceu a termo, com peso de 2,2 Kg e estatura de 43 cm. Alimentação e Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) adequados. Exame Físico: peso e estatura abaixo de - 2 desvios-padrão para idade. Sem outras alterações. Assinale a alternativa correta:
Um paciente de 64 anos vinha fazendo rastreamento para o câncer de próstata anualmente. Apresentava queixas de sintomas obstrutivos do trato urinário inferior de discretas para moderadas. O PSA oscilava em torno de 1,0. O toque retal mostrava próstata e 30 g, lisa, parenquimatosa, sem nódulos. No último retorno, um ano após o último exame, os sintomas praticamente não se alteraram. O toque retal mostrou a próstata com as mesmas características anterior e o PSA 2,4. Com esses dados, qual seria a sua conduta?
Compartilhar