Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente de 70 anos, sexo feminino, procura atendimento por sangramento gengival após extração dentária. Refere que, pela segunda vez em dois meses, apresentou o referido fato apesar de compressas geladas e aplicação com compressão do local por até 4 horas. Não faz uso de quaisquer medicamentos. Realizou alguns exames que evidenciaram: tempo de protrombina normal, tempo de tromboplastina parcial ativada = 50s (normal de 20 a 35s), hemograma normal. Eletrólitos e provas de função hepática, tireoidiana e renal estavam normais. Com base nestes dados, qual o diagnóstico, entre os abaixo, mais provável para esta paciente?

A
Deficiência de Fator VII.
B
Deficiência de Vitamina K.
C
Deficiência de Fator V.
D
Doença de von Willebrand.
E
Deficiência de Fator X.
No que se refere às cardiopatias congênitas assinale a alternativa correta.
Para a prevenção de hemorragia digestiva alta, em pacientes graves internados com impossibilidade de alimentação oral ou enteral, considerando custo-benefício, a melhor alternativa é:
No que se refere à importância do aleitamento materno para a saúde do recém-nascido, identifique a alternativa correta.
A agente comunitária de saúde da Microárea 2 agenda para hoje a visita domiciliar à Elis, que teve seu primeiro filho há 8 dias. A mãe refere estar preocupada pois está apresentando leucorreia. Refere também muito cansaço e está um pouco deprimida. Sua conduta é, EXCETO:
Compartilhar