Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 73 anos internou no hospital escola com quadro de pancreatite aguda. Depois das medidas clínicas preliminares, foi submetido a exames de sangue e imagem. A tomografia mostrou pâncreas de limites heterogêneos com borramento da gordura peripancreática. A amilase estava na ordem de 2000 UI/dl. Após melhora importante do quadro clínico, doze dias depois do internamento, a amilase permanecia alterada, na ordem de 1200 UI/dl. Qual das alternativas abaixo contempla a principal suspeita diagnóstica neste paciente, neste último momento?

A
recidiva da pancreatite aguda
B
pancreatite crônica
C
pseudocisto de pâncreas
D
abscesso pancreático
E
fístula pancreatojejunal
Criança de 3 anos, masculino, trazida ao ambulatório de cirurgia por apresentar saída de secreção mucóide por orifício de 2 mm na borda anterior do músculo esternocleidomastoídeo (na junção dos 2/3 superiores com o 1/3 inferior do músculo). Qual a hipótese diagnóstica?
São cardiopatias congênitas que cursam com hipofluxo pulmonar, EXCETO:
Mãe percebe massa abdominal ao dar banho em sua filha de 3 anos. A criança está em bom estado geral e assintomática. A ultrassonografia revela um tumor de topografia intrarrenal. Diante desse quadro, qual o diagnóstico mais provável?
Menino de 2 anos de idade, chega ao Pronto-Socorro com história, há 4 dias, de tosse e coriza. Apresentou febre de 38°C nos primeiros dois dias. Hoje mãe notou criança com rouquidão e tosse ladrante. Ao exame criança agitada, com cianose perioral, ao choro. Ao colocar a criança em um leito de observação, a enfermeira notou piora da agitação e cianose. A conduta neste momento é:
Compartilhar