Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 73 anos internou no hospital escola com quadro de pancreatite aguda. Depois das medidas clínicas preliminares, foi submetido a exames de sangue e imagem. A tomografia mostrou pâncreas de limites heterogêneos com borramento da gordura peripancreática. A amilase estava na ordem de 2000 UI/dl. Após melhora importante do quadro clínico, doze dias depois do internamento, a amilase permanecia alterada, na ordem de 1200 UI/dl. Qual das alternativas abaixo contempla a principal suspeita diagnóstica neste paciente, neste último momento?

A
recidiva da pancreatite aguda
B
pancreatite crônica
C
pseudocisto de pâncreas
D
abscesso pancreático
E
fístula pancreatojejunal
A necrólise epidérmica tóxica é a mais grave das farmacodermias, e é devido a acelerada apoptose de queratinócitos.Apresenta elevados índices de morbidade e mortalidade se não diagnosticada e tratada precocemente.Para tratamento, recomenda-se prescrever altas doses, por via endovenosa, de:
Paciente feminina, de 43 anos, encaminhada por adinamia, lentificação psicomotora e sintomas depressivos. Apresentando tosse, com escarro amarelado, há 7 dias. Ao exame físico, PA 90/60 mmHg e rarefação de pelos pubianos. Os familiares referiam história prévia de complicação obstétrica hemorrágica há 7 anos e amenorreia, desde então. Exames laboratoriais:TSH 8,0 (0.45-4,5 mUI/L), T4L 0.3 mg/dL (0,6-1,7mg/dL) e glicemia 45 mg/dL. Trata-se, provavelmente, de:
Marque a alternativa que NÃO contém um diagnóstico de complicação da traqueostomia:
O que é uma pneumonia caseosa?
Compartilhar