Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de 75 anos é internado com obstrução intestinal e diagnóstico etiológico de neoplasia maligna de cólon ao nível do ângulo esplênico. Seu estado geral encontra-se bastante comprometido. A cirurgia de urgência a ser realizada é do tipo:

A
cirurgia de Hartmann
B
colectomia esquerda com anastomose primária
C
colectomia total com ileorrectoanastomose
D
transversostomia descompressiva
E
jejunostomia descompressiva
Na prevenção da morte súbita cardíaca pós IAM em paciente com fração de ejeção < 40%, você indicaria inicialmente:
Um homem de 68 anos apresenta-se com queixa de dor em região de virilha direita há 18 meses. Apresenta como comorbidade hipertensão arterial com um controle razoável. A dor é pior com as caminhadas e ao subir escadas e melhora com o repouso. Não há dor noturna ou rigidez matinal, embora os primeiros passos da manhã ou quando o paciente se levanta de uma cadeira sejam mais difíceis. No exame físico, as manobras de FABER (ou FABERE), Trendelenburg e Thomas são positivas à direita. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
Paciente é admitida na 35ª semana de gestação em estado pós comissial por provável quadro de eclampsia. Realizado cateterismo vesical e observou-se que a paciente encontrava-se em anúria. PA= 200/120 mmHg, BCF =124 e colo uterino fechado. A melhor conduta no momento é:
Homem de 18 anos é admitido no Serviço de Emergência do HGR após acidente de moto com fratura exposta em tíbia direita. Após descartar lesão de outros orgãos alvo, a conduta médica mais importante para a prevenção de infecção do sítio de fratura é:
Compartilhar