Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Paciente de 78 anos deu entrada na emergência torporoso, depletado, cianótico e hipotérmico. Familiares relatam que estava internado em outro serviço para tratamento de “problemas da próstata”. Estava em uso irregular de captopril 50 mg 2x/d, metformina 850 mg 3x/d e doxazosina 1 mg/d. Ao exame: PA = 88/50 mmHg, FC = 124 bpm, FR = 38 mprm, T = 35,7°C, Glasgow = 10, SaO2 = 88% (O2 5 l/min.), sonda vesical com grumos, ausculta cardíaca e pulmonar normais, abdome pouco distendido, sem RHA, sem dor ou massas palpáveis e extremidades frias, cianóticas e com livedo reticular em membros inferiores. Qual a abordagem inicial mais apropriada nesse momento?

A
Ressuscitação volêmica, de preferência inicialmente com coloide depois de garantir suporte ventilatório (invasivo ou não invasivo), e início precoce de antibioticoterapia de amplo espectro seguida de acesso venoso central para monitorização da saturação venosa central de O2 (SVcO2).
B
Reposição volêmica com cautela devido à idade do paciente e ao risco de congestão pulmonar e exames de laboratório para auxiliarem na escolha e início da terapia antimicrobiana.
C
Ventilação e oxigenação e acesso venoso central para infundir volume baseado na PVC.
D
Suporte ventilatório, ressuscitação com volume, antibioticoterapia empírica e monitorização.
E
Oxigênio, monitorização contínua e preferencialmente 2 acessos venosos periféricos calibrosos para infusão de volume até restauração da pressão arterial média (> 70 mmHg).
Em relação às artrites bacterianas, é correto afirmar:
Menino, 10 anos de idade, apresenta queixa de 3 meses de dor em coxa e joelho esquerdo, queda do estado geral e perda de peso. Ao exame clínico, há aumento de volume doloroso em terço distal de coxa, claudicação e limitação de mobilidade do joelho. Os exames de imagem mostram lesão lítica/permeativa metafiso-diafisária de fêmur, sem limites precisos, com reação periosteal, erosão de cortical e invasão de partes moles. A análise histológica de biópsia cirúrgica óssea mostra padrão uniforme de células pequenas, redondas, com núcleos arredondados e pouco estroma. Qual dos diagnósticos abaixo é o mais provável para essa situação?
Os antídotos para acetaminofen, inseticidas organofosforados, sulfato ferroso e benzodiazepínicos são, respectivamente:
Uma criança de 2 anos de idade é levada a você porque se recusa a usar o braço direito. Há dor ao toque e ela não segura objetos com a mão esquerda. Negam trauma, mas recentemente a mãe puxou o seu braço quando ela se recusou a subir as escadas. O diagnóstico provável é:
Compartilhar