Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Paciente de 78 anos deu entrada na emergência torporoso, depletado, cianótico e hipotérmico. Familiares relatam que estava internado em outro serviço para tratamento de “problemas da próstata”. Estava em uso irregular de captopril 50 mg 2x/d, metformina 850 mg 3x/d e doxazosina 1 mg/d. Ao exame: PA = 88/50 mmHg, FC = 124 bpm, FR = 38 mprm, T = 35,7°C, Glasgow = 10, SaO2 = 88% (O2 5 l/min.), sonda vesical com grumos, ausculta cardíaca e pulmonar normais, abdome pouco distendido, sem RHA, sem dor ou massas palpáveis e extremidades frias, cianóticas e com livedo reticular em membros inferiores. Qual a abordagem inicial mais apropriada nesse momento?

A
Ressuscitação volêmica, de preferência inicialmente com coloide depois de garantir suporte ventilatório (invasivo ou não invasivo), e início precoce de antibioticoterapia de amplo espectro seguida de acesso venoso central para monitorização da saturação venosa central de O2 (SVcO2).
B
Reposição volêmica com cautela devido à idade do paciente e ao risco de congestão pulmonar e exames de laboratório para auxiliarem na escolha e início da terapia antimicrobiana.
C
Ventilação e oxigenação e acesso venoso central para infundir volume baseado na PVC.
D
Suporte ventilatório, ressuscitação com volume, antibioticoterapia empírica e monitorização.
E
Oxigênio, monitorização contínua e preferencialmente 2 acessos venosos periféricos calibrosos para infusão de volume até restauração da pressão arterial média (> 70 mmHg).
Quantos pares de nervos espinhais se fixam na medula?
Um lactente de 4 meses, do sexo masculino, é levado à consulta de puericultura. Explorando os dados de história, verifica-se que a criança é o quarto filho do casal, que o mesmo nasceu de 34 semanas com peso de nascimento de 1 900 g e que é alimentado com leite de vaca. Os pais são fumantes e o bebê é freqüentemente colocado para dormir na posição prona. Diante deste histórico o pediatra preocupa-se com o potencial para síndrome da morte súbita do lactente, pois todas as características apuradas são fatores de risco, EXCETO:
Um homem de 30 anos, HIV positivo, em uso de antirretrovirais, apresenta diarreia com sangue e emagrecimento há 3 meses. Na investigação foram encontrados processo inflamatório e ulcerações no cólon transverso, cólon direito e íleo, entremeados com áreas de mucosa normal, além de fístulas intestinais e doença perianal. O diagnóstico mais provável é de:
A Sífilis é uma doença infectocontagiosa de evolução sistêmica e crônica. Estima-se que mais de novecentos mil casos novos ocorram a cada ano no Brasil. Na gravidez é considerada de extrema gravidade, e seu tratamento adequado é de fundamental importância. Levando-se em consideração o tratamento adequado da sífilis na gravidez, assinale a correta:
Compartilhar