Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente de 79 anos, sexo masculino, foi internado por pneumonia comunitária em uma enfermaria de hospital secundário. Com base nos dados obtidos na admissão, foi considerado como de risco moderado para embolia pulmonar, sendo anticoagulado com enoxaparina 60 mg SC 12/12h e solicitada TC helicoidal de tórax, que foi realizada no dia seguinte. Após saber que o resultado deste último exame foi normal, qual dos itens abaixo representa a conduta mais adequada?

A
Manter enoxaparina da mesma forma e iniciar anticoagulação oral.
B
Suspender totalmente a enoxaparina.
C
Reduzir enoxaparina para 40 mg SC 1x/dia.
D
Manter enoxaparina da mesma forma e solicitar angiografia pulmonar.
E
Manter enoxaparina da mesma forma e solicitar cintilografia pulmonar.
Recém-nascido de 21 dias apresenta suspeita de displasia do desenvolvimento do quadril. O exame complementar do quadril mais adequado para a confirmação do diagnóstico, é:
Pré-escolar de três anos é atendido com tosse produtiva, principalmente noturna, e obstrução nasal há 15 dias. A mãe refere infecção de vias aéreas superiores no início do quadro. O diagnóstico provável é:
Como proceder em relação à vacinação de uma criança de 6 meses de idade recém-adotada, que apresenta cicatriz vacinal no deltoide direito, mas cuja mãe adotiva afirma não dispor de seu cartão de vacina e desconhecer sua situação vacinal?
A principal causa de mortalidade pós-operatória, após correção cirúrgica de aneurisma de aorta abdominal é:
Compartilhar