Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente de 79 anos, sexo masculino, foi internado por pneumonia comunitária em uma enfermaria de hospital secundário. Com base nos dados obtidos na admissão, foi considerado como de risco moderado para embolia pulmonar, sendo anticoagulado com enoxaparina 60 mg SC 12/12h e solicitada TC helicoidal de tórax, que foi realizada no dia seguinte. Após saber que o resultado deste último exame foi normal, qual dos itens abaixo representa a conduta mais adequada?

A
Manter enoxaparina da mesma forma e iniciar anticoagulação oral.
B
Suspender totalmente a enoxaparina.
C
Reduzir enoxaparina para 40 mg SC 1x/dia.
D
Manter enoxaparina da mesma forma e solicitar angiografia pulmonar.
E
Manter enoxaparina da mesma forma e solicitar cintilografia pulmonar.
Assinale a alternativa correta em relação à cefaleia na sala de emergência.
Recém-nascido do sexo feminino com idade gestacional de 38 1/2 semanas, peso de nascimento de 2800 gramas, nasceu de parto cesariano devido a polidrâmnio, Apgar 7 e 10, não foi possível passagem da sonda gástrica durante o atendimento na sala de parto. Iniciou com taquipneia e saída oral de secreção salivar “espumosa”. Foi submetida à radiografia simples de abdome, que evidenciou bolsão esofágico dilatado e presença de ar no abdome. Qual o diagnóstico etiológico mais provável?
Uma mulher de 30 anos vai ao consultório médico relatando que a avó de 68 anos morreu devido a câncer de ovário. Temendo adquirir a doença, ela solicita informações sobre os fatores de risco e prevenção para o carcinoma de ovário. Assinale a alternativa que apresenta um fator que pode diminuir o risco para esse câncer.
Paciente de 2 anos com história de fezes amolecidas, volumosas e brilhantes 8x/dia. História pregressa de 3 episódios de pneumonia. Ao exame: peso e estatura abaixo do 3º percentil. Hemograma: Hb = 12, leucócitos 2.500, 2% bastões, 10% segmentados, 2% eosinófilos, 86% linfócitos, plaquetas 250.000. Radiografia de ossos longos demonstra condrodisplasia metafisária. Qual o diagnóstico?
Compartilhar