Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Paciente de 8 anos de idade apresenta crise epiléptica caracterizada por desvio de rima bucal para esquerda seguido por generalização secundária. Não apresenta antecedente de convulsão anterior. Qual a conduta?

A
apenas observação do quadro
B
investigação como tomografia de crânio e eletroencefalograma, manter sem medicação
C
investigação com tomografia de crânio e eletroencefalograma, iniciar carbamazepina 10 mg/kg/dia
D
investigação com tomografia de crânio e eletroencefalograma, iniciar fenobarbital 3 mg/kg/dia
E
investigação com tomografia de crânio e eletroencefalograma, iniciar ácido valproico 15 mg/kg/dia
A hemorragia vítrea causa baixa de acuidade visual pela opacificação hemática do vítreo. É importante investigar antecedentes oculares como traumas e cirurgias, bem como patologias sistêmicas. Assinale, a seguir, a causa mais frequente de hemorragia vítrea.
Durante avaliação médica, o pediatra identificou quadro de criptorquidia no bebê e realizou ultrassonografia com visualização de testículo direito e hérnia em canal inguinal. A conduta mais adequada é
Um senhor de 70 anos tem hérnia inguinal direita, sempre redutível, há 2 anos. É obeso (IMC = 40 kg/m²), hipertenso e diabético. Tem apneia do sono grave e queixas urinárias que sugerem prostatismo moderado. Conduta no pré-operatório:
Lactente de dez meses apresenta quadro intermitente de distensão abdominal e vômitos biliosos associados a retardo no crescimento. Na história neonatal, apresentou retardo na eliminação de mecônio, evoluindo com constipação crônica. O diagnóstico mais provável para esse caso é:
Compartilhar