Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Paciente de 8 anos de idade apresenta crise epiléptica caracterizada por desvio de rima bucal para esquerda seguido por generalização secundária. Não apresenta antecedente de convulsão anterior. Qual a conduta?

A
apenas observação do quadro
B
investigação como tomografia de crânio e eletroencefalograma, manter sem medicação
C
investigação com tomografia de crânio e eletroencefalograma, iniciar carbamazepina 10 mg/kg/dia
D
investigação com tomografia de crânio e eletroencefalograma, iniciar fenobarbital 3 mg/kg/dia
E
investigação com tomografia de crânio e eletroencefalograma, iniciar ácido valproico 15 mg/kg/dia
Segundo o DATASUS, no Brasil o tromboembolismo pulmonar (TEP) é responsável por cerca de 20 mil óbitos, anualmente; quanto ao TEP, podemos afirmar que:
Qual o melhor tratamento para um paciente diabético que foi internado e apresenta quadro clínico de colecistite aguda há 24 horas com muita dor, febre e icterícia discreta e transaminases quatro vezes o normal e leucocitose? Ao ultrassom a vesícula está distendida com lâmina líquida perivesicular com cálculo no infundíbulo e via biliar normal.
Paciente de 15 anos de idade, sexo masculino, durante uma evacuação na escola, notou sangramento retal. A colonoscopia revelou incontáveis pólipos no cólon e no reto e o laudo histopatológico da biopsia de um destes pólipos confirmou pólipo adenomatoso. O pai dele morrera aos 54 anos devido a um sangramento retal. A conduta mais apropriada, neste caso, é:
Sobre o delirium, que pode ocorrer em até 80% dos pacientes em ventilação mecânica, é correto afirmar:
Compartilhar