Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente de 80 anos, com arterioesclerose generalizada, interna com quadro de insuficiência renal aguda (IRA), 4 dias após realização de aortografia. Ao exame físico, notava-se livedo reticularis em membros inferiores, dedos dos pés azulados, hipocomplementenemia e eosinofilúria. O diagnóstico mais provável é:

A
IRA por aneurisma dissecante de aorta.
B
IRA pós-contraste.
C
IRA por nefrite intersticial.
D
IRA por glomerulonefrite aguda crescêntica.
E
IRA ateroembólica.
Um paciente masculino, branco, 65 anos, com diabetes do tipo II, foi submetido à ressecção de tumor de cólon. Aos doze dias de pós-operatório, sob NPT e apesar da cobertura de antibióticos de amplo espectro, apresenta 38,5 ºC de temperatura axilar e instabilidade hemodinâmica. Entre outras alterações, os exames laboratoriais revelam leucocitose, creatinina de 2,8 mg/dL e hemocultura positiva para Candida krusei. Qual a conduta mais adequada em relação a esses achados?
São sinais radiológicos precoces da artrite reumatoide, exceto:
Paciente de 23 anos, com práticas esportivas regulares, com fratura de fêmur há 2 dias, apresentando dispneia intensa e confusão mental, o diagnóstico mais provável:
Na assistência pré-natal a ultrasonografia abstétrica é importante na avaliação do desenvolvimento fetal. A US morfológica deve ser realizada entre:
Compartilhar