Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente de 80 anos, com arterioesclerose generalizada, interna com quadro de insuficiência renal aguda (IRA), 4 dias após realização de aortografia. Ao exame físico, notava-se livedo reticularis em membros inferiores, dedos dos pés azulados, hipocomplementenemia e eosinofilúria. O diagnóstico mais provável é:

A
IRA por aneurisma dissecante de aorta.
B
IRA pós-contraste.
C
IRA por nefrite intersticial.
D
IRA por glomerulonefrite aguda crescêntica.
E
IRA ateroembólica.
Mulher de 29 anos apresenta-se em trabalho de parto após gestação de 39 semanas. Foi diagnosticada durante o 2º trimestre da gestação como tendo diabetes gestacional e tratada com dieta. O exame ultrassonográfico mostrou um feto com peso de 4000g não se identificou nenhuma anomalia congênita. Após um parto prolongado, caracterizado pela falta de descida da cabeça, foi diagnosticada desproporção cefalopélvica e feita a intervenção cirúrgica (cesariana). Nasceu um neonato pletórico, com peso de 4000g. Constatou-se que o neonato exibia esforços respiratórios irregulares e uma frequência cardíaca de 100 bpm logo após nascimento. O índice de Apgar no 1º minuto foi de 05; o pH do cordão umbilical foi de 7.10. Este neonato está em risco dos eventos abaixo, exceto:
A gravidez impõe ao organismo materno profundas modificações no metabolismo glicídico que em pacientes saudáveis se caracterizam por:
Em relação à fissura anal, assinale a alternativa correta.
O adenoCa gástrico envolvendo até a serosa, com acometimento em 02 linfonodos e ausência de metástases à distância, se classifica corretamente como:
Compartilhar