Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Hematologia

Paciente de 81 anos, gastrectomizado há 10 anos por adenocarcinoma gástrico, apresentando disfagia, fraqueza muscular, alteração da memória e desequilíbrio. Qual a principal hipótese diagnóstica?

A
Doença de Alzheimer.
B
Neoplasia de esôfago.
C
Deficiência de vitamina B12.
D
Insuficiência vascular cerebral.
E
Hipotiroidismo.
Lactente de 3 meses dá entrada na emergência em Parada Cardiorrespiratória. Foram iniciadas manobras de reanimação, sem sucesso. Os pais contam que a criança nasceu a termo, nunca ficou doente, estava em aleitamento materno exclusivo, com desenvolvimento neurológico e ponderal normais. A criança mamou, ficou no colo por 15 minutos e foi colocada no berço, em decúbito ventral, sem cobertor. Como a criança não acordou para a próxima mamada, a mãe foi ao berço e a encontrou “roxa”. Em relação à orientação dos pais para prevenção da morte desta criança, assinale a alternativa correta:
Paciente de 41 anos, sexo masculino, submetido a laparotomia exploradora pós-ferimento por arma de fogo, com múltiplas rafias intestinais e esplenectomia, evoluiu no quinto pós-operatório com volumosa saída de secreção sero- sanguinolenta pela ferida operatória, tipo “água de carne”. Marque a alternativa CORRETA:
Julgue o item subsecutivo, que trata de distúrbios endócrinos, hematológicos, reumatológicos e renais encontrados com frequência em pacientes que procuram ambulatório de ginecologia. Para paciente em fase de menacme, usuária de contracepção hormonal contínua, que apresente dor pélvica intensa e aguda em cólica, irradiada do ângulo costovertebral para a região inguinal, e exame sumário de urina com hematúria, deve ser solicitada a realização de ecografia para confirmar o provável diagnóstico de litíase renal.
A anomalia cardíaca mais frequente em recém-nascidos que apresentam a Síndrome Alcoólica Fetal é:
Compartilhar