Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente de 82 anos, portador de transtorno do humor e hipertensão arterial essencial, em uso de fluoxetina e hidroclorotiaziada, desenvolve quadro de diminuição do nível de consciência no pós-operatório de cirurgia abdominal. Considerando que a função renal está normal, qual é o distúrbio metabólico mais provável responsável pela alteração neurológica nesse paciente?

A
Hipermagnesemia.
B
Hiponatremia.
C
Hipocalcemia.
D
Hiperpotassemia.
E
Hipopotassemia.
Paciente em pós-operatório recente de cirurgia de correção de aneurisma de aorta abdominal chega para atendimento de emergência com profuso sangramento gastrointestinal (hematêmese maciça), evoluindo para óbito rapidamente. A causa mais provável dessa hemorragia é:
Menino, oito anos, iniciou quadro de dor escrotal aguda há três horas. Diz que a dor iniciou insidiosamente, piorou com o passar do tempo. O exame físico revelou testículo bem posicionado na bolsa, sinal de Angel negativo e reação de hiperemia com ponto azulado central, localizado, e de aproximadamente 1,0 cm, nega queixas urinárias. Indique a sua principal hipótese diagnóstica e a primeira conduta a ser tomada:
A utilização de cateter venoso central é contraindicação relativa ao uso de:
Fratura proximal da ulna com subluxação da cabeça do radio é conhecida como:
Compartilhar