Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente de 9 anos, com diagnóstico de glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica, evolui na quinta semana de doença com hipertensão arterial (percentil > 95%) e hematúria macroscópica. Exames complementares revelaram creatina sérica: 4, 2 mg/dl, ureia sérica: 99 mg/dl e dosagem de proteína urinária: 160 mg/kg/dia. Para esse caso, há indicações de:

A
furosemida associado a inibidores da enzima conversora.
B
corticosteroide e azatioprina orais.
C
restrição hídrica rigorosa, dieta hipossódica e furosemida oral até a resolução da hematúria macroscópica.
D
biópsia renal.
Quanto ao tratamento das dermatofitoses, assinale a alternativa INCORRETA.
Considere o caso de uma mulher de 30 anos que apresenta diarreia sanguinolenta e cólicas abdominais durante as últimas 3 semanas. Ela se sente doente, perdeu peso, apresenta febre (38,3 °C) e abdome ligeiramente distendido e difusamente doloroso. Doença intestinal inflamatória é o quadro mais provável, e a colite ulcerativa e a doença de Crohn, nessa ordem, são as causas mais consideradas. Sabendo-se que existe uma sobreposição considerável das características clínicas de ambas as doenças, assinale a alternativa que apresenta uma conclusão INCORRETA.
Uma senhora de 60 anos vem à consulta por dor no joelho direito. Refere que a dor a acompanha há mais de 5 anos, progredindo lentamente,sendo pior nos esforços e melhorando no repouso, com piora progressiva na capacidade de descer e subir os degraus da escada de seu sobrado. Nega rigidez matinal ou queixas sistêmicas. Ao exame físico, o joelho direito aparenta ser aumentado de volume, com líquido no recesso suprapatelar, com discreto aumento da temperatura local. A paciente não consegue fazer a extensão completa da articulação, e há crepitação no movimento de flexão, que é doloroso. Com relação a essa paciente, é correto afirmar:
Dentre as doenças intersticiais difusas pulmonares, uma se destaca pelas seguintes características: ocorre mais em pessoas jovens, do sexo feminino e não-fumantes. A tomografia computadorizada de alta resolução revela opacidades em vidro fosco subpleurais e bilaterais, associadas à redução de volume dos lobos inferiores. Lesões em favo de mel são raras. A doença que corresponde às características descritas é a:
Compartilhar