Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de cor branca, obeso com sintomas dispépticos de longa data desenvolve quadro de disfagia para alimentos sólidos que progrediu para pastosos, associada à perda de peso significativa. Assinale o diagnóstico mais provável:

A
Acalasia do esôfago.
B
Carcinoma espinocelular.
C
Espasmo esofagiano.
D
Adenocarcinoma.
E
Divertículo epifrênico.
A complicação clínica mais comum do divertículo de Meckel é:
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase. Os reflexos primitivos de Moro e tônico-cervical assimétrico são mais importantes como indicadores de paralisia cerebral quando:
Menina de 7 meses de idade é levada ao ambulatório de pediatria para consulta. Ela nasceu a termo, de parto normal, com peso de 3.280 g, e obteve índice de Apgar no 5º minuto = 9. A mãe refere que a criança está bem, que nunca teve qualquer intercorrência clínica ou infecciosa e que está em aleitamento materno exclusivo. Na antropometria, evidencia-se que ela tem peso de 7.520 g, comprimento de 65,5 cm e perímetro cefálico de 43 cm. O exame físico é normal e os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor estão adequados para a idade. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase abaixo. Para considerar que a criança descrita acima está adequadamente vacinada, conforme o calendário vacinal vigente no Brasil, ela já deve ter recebido:
Observe as situações descritas a seguir e, levando em consideração as orientações do Ministério da Saúde para o rastreamento, responda a questão: I – Luiz Henrique, 37 anos, sem comorbidades e com baixo risco cardiovascular; II – Rafael, 25 anos, sem comorbidades, assintomático e com história familiar positiva (mãe) para hipertensão arterial sistêmica; III – Rúbia, 23 anos, IMC: 22 kg/m², PA sustentada de 140 x 85 mmHg, sem comorbidades, sem história familiar para diabetes, dislipidemia e/ou hipertensão; IV – Gabriela, 16 anos, sem comorbidades e com história familiar (pai) para hipertensão arterial sistêmica; V – Wilson, 40 anos, sem comorbidade, IMC: 29 kg/m², PA sustentada de 128 x 76 mmHg, sem história familiar para diabetes, dislipidemia e/ou hipertensão. Sr. Geraldo, 62 anos, compareceu à consulta com seu médico de família e comunidade. Ele está assintomático, não apresenta comorbidades e deseja o rastreamento para câncer de próstata. Qual é a conduta a ser tomada?
Compartilhar