Paciente de cor branca, obeso com sintomas dispépticos de longa data desenvolve quadro de disfagia para alimentos sólidos que progrediu para pastosos, associada à perda de peso significativa. Assinale o diagnóstico mais provável:
A
Acalasia do esôfago.
B
Carcinoma espinocelular.
C
Espasmo esofagiano.
D
Adenocarcinoma.
E
Divertículo epifrênico.
Outras questões
Associe os diagnósticos (numerados de 1 a 5) às imagens típicas obtidas à fundoscopia (VER IMAGEM). 1 - Fundoscopia normal; 2 - Retinopatia diabética não proliferativa; 3 - Retinopatia diabética proliferativa; 4 - Retinopatia hipertensiva; 5 - Edema de papila. A sequência numérica correta, da esquerda para a direita, é:
Mulher de 28 anos sem queixas gastrintestinais. Apresentou quadro de cólica nefrética, quando realizou ultrassonografia (USG) de abdome total em um serviço de urgência. Durante o exame identificou-se lesão nodular hepática, isoecogênica, medindo 27 mm, localizada no segmento 3. A paciente não relatava comorbidades ou histórico de hepatopatia. Foi solicitada tomografia computadorizada (TC) de abdome com contraste endovenoso para complementação diagnóstica que confirmou o achado do USG, identificando nódulo hepático no segmento 3, medindo 25 mm, com captação homogênea do contraste na fase arterial, contornos bocelados e bem definidos. O restante do parênquima apresentava aspecto normal. Exames laboratoriais indicavam função hepática normal. Identifique a alternativa correta:
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o Paraná tem uma estimativa de 61200 novos casos de câncer de próstata no ano de 2016. Sobre esta neoplasia, marque a alternativa CORRETA.
Paciente do sexo masculino, com 12 anos de idade, pardo, chegou ao Pronto-socorro com quadro de ereção dolorosa há 10 horas, não relacionada a intercurso sexual. Nega história de trauma ou uso de medicações. Qual a PRINCIPAL hipótese diagnóstica e a PROVÁVEL etiologia associada ao quadro, considerando a idade do paciente?