Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Paciente de dois anos e sete meses vem ao atendimento de emergência com quadro de tosse e febre (até 39, 7 °C) há seis dias. A cobertura vacinal prevista pelo Programa Nacional de Imunizações está completa. O RX de tórax evidenciou condensação homogênea em base de pulmão D, sem sinais de derrame pleural. Nesse caso:

A
o Haemophytus influenzae não deve ser considerado como agente etiológico, pois a vacina anti-hemófilos foi administrada adequadamente.
B
a ausência de pneumatocele afasta a etiologia estafilocócica.
C
o pneumococo é o patógeno que deverá ser coberto inicialmente pela terapêutica com penicilina.
D
a febre alta e a faixa etária obrigam a cobertura de staphylococcus aureus, inicialmente com oxacilina, mesmo associada à penicilina.
A transposição das grandes artérias é a cardiopatia cianogênica mais comum no período neonatal. Nessa anomalia, a aorta emerge do ventrículo morfologicamente direito e a artéria pulomonar, do esquerdo. As circulações pulmonares e sistêmicas estão em paralelo não em série, como ocorre normalmente. Essa condição seria incompatível com a vida se não houvesse mistura intercirculatória por uma comunicação interatrial, interventricular ou pelo canal arterial. Entre os principais achados do exame físico em pacientes com transposição das grandes artérias não associada à comunicação interventricular são:
O teste de triagem de cardiopatias congênitas, que deve ser realizado em todo recém-nascido, consiste em:
Apesar de a avaliação clínica detalhada ser de fundamental importância na propedêutica dos pacientes com insuficiência venosa crônica dos membros inferiores, a localização dos segmentos venosos com refluxo é conseguida preferencialmente com
Um lactente com 10 dias de vida, do sexo masculino, é encaminhado ao ambulatório de dermatologia pediátrica por apresentar na pele lesões tipo escamas gordurosas de cor amarelada sobre base eritematosa. Localizadas em couro cabeludo, face, supercílios, orelhas, dobras de pescoço e axilar. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico.
Compartilhar