Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Paciente de dois anos e sete meses vem ao atendimento de emergência com quadro de tosse e febre (até 39, 7 °C) há seis dias. A cobertura vacinal prevista pelo Programa Nacional de Imunizações está completa. O RX de tórax evidenciou condensação homogênea em base de pulmão D, sem sinais de derrame pleural. Nesse caso:

A
o Haemophytus influenzae não deve ser considerado como agente etiológico, pois a vacina anti-hemófilos foi administrada adequadamente.
B
a ausência de pneumatocele afasta a etiologia estafilocócica.
C
o pneumococo é o patógeno que deverá ser coberto inicialmente pela terapêutica com penicilina.
D
a febre alta e a faixa etária obrigam a cobertura de staphylococcus aureus, inicialmente com oxacilina, mesmo associada à penicilina.
Mulher de 68 anos de idade chega ao pronto socorro com dor insuportável em olho direito e náuseas. Refere que a dor teve início de forma súbita há 3 horas, sendo acompanhada por baixa de acuidade visual e olho vermelho. Nega doenças oculares prévias, além da hipermetropia. Refere ser diabética e hipertensa com controle irregular, e que iniciou recentemente tratamento para depressão com nortriptilina. À inspeção, observa-se o quadro a seguir. Qual alternativa apresenta uma característica clínica e um fator de risco associados à principal hipótese diagnóstica para o caso?
Paciente com 25 anos de idade, vítima de acidente automobilístico há 20 minutos, deu entrada no pronto-socorro com PA = 80 x 60 mmHg, FC = 120 bpm e taquipneia. No atendimento inicial, identificaram-se sinais de pneumotórax à esquerda. O tórax foi drenado e conectado a um sistema de selo d’água, apresentando borbulhamento contínuo. Após infusão de 2.000 ml de cristaloide, o quadro hemodinâmico mantém-se inalterado, e o paciente continua com sinais de pneumotórax à esquerda. A revisão da drenagem torácica mostra que estava adequada e a radiografia simples revela colabamento completo do pulmão esquerdo com pneumotórax maciço. O provável diagnóstico é:
Um lactente de 2 meses é trazido por sua mãe para consulta de puericultura. Ele está bem e você verifica que as imunizações estão em dia, segundo o Programa Nacional de Imunizações. Que outra vacina deve ser sugerida para o lactente, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (2008)?
O reparo de feridas é o esforço dos tecidos para restaurar a função e a estrutura normais após o trauma. A esse respeito, a sequência correta nas fases da cicatrização é:
Compartilhar