Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Nefrologia

Paciente de dois anos no pós operatório de TU cerebral apresenta sonolência e hiponatremia persistente (Na = 130). Entre as alternativas abaixo assinale aquela que menciona a complicação mais comum e a conduta mais adequada:

A
Edema cerebral e uso de corticosteroide
B
Secreção inapropriada de hormônio antidiurético e restrição hídrica
C
Diabete insípidus e DDAVP
D
Edema cerebral e restrição hídrica
E
Metástase de suprarrenal e solicitação de eco abdominal
Recém-nascido submetido à cirurgia no quinto dia de vida por obstrução intestinal por íleo meconial. A etiologia mais provável é:
Homem, 25 anos, caminhoneiro, relata diarreia e hematoquezia há 6 meses. Obteve melhora inicial com tratamento clínico que não sabe informar. Porém, atualmente queixa-se de eliminação de sangue e muco pelas fezes. No exame físico observa-se hipertermia e emagrecimento. O diagnóstico menos provável dessa condição é:
Qual a MELHOR escolha, entre as drogas abaixo, para tratamento de paciente do sexo masculino, de 70 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca (classe funcional III) e insuficiência renal crônica não dialítica (clearance de creatinina = 35 ml/min), que tem glicemias de jejum acima de 200 mg/dl, em três ocasiões distintas, já com dieta para diabético?
André foi picado por um inseto na pálpebra há uma semana. No primeiro dia teve reação alérgica, com edema e hiperemia que melhoraram no terceiro dia. A partir da manhã do quarto dia, apresentou piora progressiva do edema, hiperemia e calor local. Ontem começou a ter febre com secreção lacrimal purulenta, com leve hiperemia conjuntival, sem queixas visuais e sem alteração na movimentação ocular. o diagnóstico de André é:
Compartilhar