Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Nefrologia

Paciente de dois anos no pós operatório de TU cerebral apresenta sonolência e hiponatremia persistente (Na = 130). Entre as alternativas abaixo assinale aquela que menciona a complicação mais comum e a conduta mais adequada:

A
Edema cerebral e uso de corticosteroide
B
Secreção inapropriada de hormônio antidiurético e restrição hídrica
C
Diabete insípidus e DDAVP
D
Edema cerebral e restrição hídrica
E
Metástase de suprarrenal e solicitação de eco abdominal
Sobre hepatocarcinoma, é CORRETO afirmar:
Com relação ao paciente vítima de trauma penetrante em tórax, marque V (verdadeiro) ou F (falso): ( ) Quando há hematoma de mediastino ou hematoma extrapleural apical deve-se considerar a possibilidade de lesão traumática de um grande vaso. ( ) São sinais radiológicos de ruptura traumática de aorta: alargamento de mediastino, obliteração de cajado aórtico, estreitamento da linha para-traqueal, rebaixamento do brônquio fonte principal esquerdo e hemotórax à esquerda. ( )A drenagem de tórax é feita anterior a linha axilar média, 5º EIC, através da incisão de 2cm e inserção do dreno em direção posterior e superior, procurando desta forma obter a drenagem de ar e sangue. ( ) Lesões de diafragma por trauma penetrante produz perfurações pequenas, que podem levar até anos para herniar, já as lesões por trauma contuso produzem perfurações grandes que levam a herniações mais precoces. ( ) A hipotensão recorrente em paciente com ruptura traumática de aorta que chega ao PS é devida geralmente a um sangramento na própria artéria aorta.
Em relação ao uso de terapia de suporte nutricional (TSN) em pacientes internados com desordens graves no trato gastrointestinal (TGI) é INCORRETO afirmar:
Todos os fatores abaixo são protetores contra a infecção do sítio cirúrgico, EXCETO:
Compartilhar