Paciente de dois anos no pós operatório de TU cerebral apresenta sonolência e hiponatremia persistente (Na = 130). Entre as alternativas abaixo assinale aquela que menciona a complicação mais comum e a conduta mais adequada:
A
Edema cerebral e uso de corticosteroide
B
Secreção inapropriada de hormônio antidiurético e restrição hídrica
C
Diabete insípidus e DDAVP
D
Edema cerebral e restrição hídrica
E
Metástase de suprarrenal e solicitação de eco abdominal
Outras questões
Homem de 40 anos com queixa de pirose traz uma endoscopia que revelou esôfago de Barrett longo. O exame histopatológico confirma esôfago de Barrett sem displasia. A melhor conduta a seguir é:
Mulher, 23 anos, tabagista 30 maços/ano, índice de massa corpórea = 30 kg/m², comparece ao seu consultório em uso de Warfarin por trombose venosa profunda no membro inferior esquerdo há 2 meses. Apresenta dosagem de anticardiolipina IgG de 60 unidades GPL. Quanto aos aspectos diagnósticos da síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) marque o correto:
Uma criança de 31 semanas de idade gestacional, com mãe com bolsa rota há mais de 24 horas, apresenta sinais de sofrimento fetal. Nasce com anóxia neo-natal grave (Apgar 1° minuto 3; Apgar 5° minuto 6). Aspira mecônio e evolui para pneumonia grave. Constata-se também CIV através de ecocardiograma. Evolui mal no 5° dia é diagnosticado sepse, vindo a falecer no 7° dia, com falência de múltiplos órgãos. As causas básica e imediata do óbito, são respectivamente:
Paciente de 18 anos procura ginecologista referindo ciclos menstruais de 2 em 2 meses, hirsutismo discreto na face e mastalgia. O exame ginecológico pélvico se encontra normal. Dosagens de gonadotrofinas hipofisárias apresentam-se aumentadas. Ultrassonografia mostra ovários discretamente aumentados com presença de inúmeros cistos em sua superfície. Em relação ao provável tratamento desta paciente, qual das drogas abaixo não é utilizada?