Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Nefrologia

Paciente de dois anos no pós operatório de TU cerebral apresenta sonolência e hiponatremia persistente (Na = 130). Entre as alternativas abaixo assinale aquela que menciona a complicação mais comum e a conduta mais adequada:

A
Edema cerebral e uso de corticosteroide
B
Secreção inapropriada de hormônio antidiurético e restrição hídrica
C
Diabete insípidus e DDAVP
D
Edema cerebral e restrição hídrica
E
Metástase de suprarrenal e solicitação de eco abdominal
Beatriz, 12 anos, teve menarca há cerca de 1 ano, com ciclos regulares. Neste ciclo vem apresentando dor pélvica inespecífica. Ao ultrassom, apresenta imagem esférica em topografia anexial direita, bem delimitada e circunscrita, de ecogenicidade heterogênea, com aspecto floculado e áreas hiperrefringentes em seu interior. O mais provável é:
Qual das manifestações abaixo não está relacionada à insuficiência suprarrenal aguda?
Um paciente com 82 anos de idade, masculino, em bom estado geral, vem ao serviço de emergência com quadro de sangramento retal. O exame proctológico mostra massa de 2 cm de diâmetro na parede posterior do reto, 2 cm acima da linha pectínea. A massa é exofítica e móvel sobre os tecidos subjacentes. A biópsia revela adenocarcinoma bem diferenciado. A ultrassonografia mostra tratar-se de lesão tipo T1. Qual é o tratamento recomendado?
Com relação à presença de gás no sistema venoso porta, assinale a alternativa correta.
Compartilhar