Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Reumatologia

Paciente de sexo feminino com 70 anos apresenta dor contínua em quadril direito, que é também referida em face interna de coxa e joelho e com restrição dos movimentos do quadril em questão. Tem diagnóstico clínico de artrose de articulação coxofemural. Que alterações são esperadas no RX do quadril?

A
Estreitamento do espaço articular e luxação do quadril.
B
Cistos subcondrais, geodos e osteófitos marginais.
C
Geodos, osteófitos e aumento do espaço articular.
D
Aumento do espaço articular e cistos subcondrais.
E
Aumento do espaço articular e osteófitos marginais.
No 6º dia de pós-­operatório de gastrectomia parcial com reconstrução, a BII inicia­-se uma drenagem de secreção abundante pelo dreno no hipocôndrio direito de aspecto amarelado turvo. O paciente não apresenta sinais de peritonite. O débito é de 500ml nas 24 horas. Qual a melhor conduta neste caso?
Na apresentação cefálica com deflexão de 3º grau, com variedade de posição mento­-esquerda­-anterior, qual a situação e a posição fetal?
Paciente de 55 anos, masculino, hipertenso, diabético e tabagista. Procurou a emergência com dor precordial contínua por 60 minutos sem irradiação ou outros sintomas. Chegou ao pronto-socorro uma hora após o término da dor. A CKMB e troponina coletadas na chegada ao pronto-socorro encontravam-se normais. Eletrocardiograma com alterações da repolarização ventricular de V1 a V6. Marque a alternativa correta:
Considere a situação onde você seja um gestor de saúde e esteja planejando ações estratégicas de prevenção e promoção de saúde em sua comunidade. É necessário saber a prevalência dos principais fatores nocivos à saúde. Dentre os fatores nocivos a saúde abaixo, assinale o mais prevalente em grandes cidades do Brasil:
Compartilhar