Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente de sexo masculino, 35 anos, branco, casado, procedente de Campo Grande, gerente de grande frigorífico, QPD - dor e queimação no estômago há 2 meses, HDA - há 2 meses com dor e sensação de ardência no epigástrico quase diária, sem relação com a alimentação, de intensidade moderada, que não impede as atividades diárias e não o desperta durante a madrugada. Segundo os critérios de Roma III, qual a sua principal hipótese diagnóstica?

A
Úlcera péptica.
B
Dispepsia funcional.
C
Dispepsia não investigada.
D
Gastrite.
E
Esofagite de refluxo.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue os itens a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia anestésica desse paciente.
Um paciente de 25 anos de idade foi submetido à laparotomia mediana e está no primeiro dia pós-operatório. O paciente está hidratado, com boa diurese, mas continua em jejum. Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue o item a seguir. A cicatrização do paciente em questão ocorre na fase inflamatória.
No lúpus eritematoso sistêmico, são considerados marcadores específicos:
Com relação à estenose traqueal, assinale a alternativa correta:
Compartilhar