Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente deu entrada no PS com história de trauma recente no abdome superior. À inspeção apresenta sinal de Cullen. A hipótese diagnóstica provável é de:

A
Pancreatite necro-hemorrágica.
B
Ruptura esplênica tamponada.
C
Ruptura de víscera oca.
D
Ruptura de bexiga.
E
Laceração de mesentério.
Paciente do sexo masculino, 58 anos, vem apresentando há 5 anos, dispneia progressiva até médios esforços, associado à tosse seca. É portador de hipertensão arterial sistêmica e está em uso de enalapril e hidroclorotiazida. Tabagista há cerca de 40 anos e quer ajuda para parar de fumar. Atualmente, fuma 40 cigarros por dia, predominantemente no período da manhã e refere não ir mais a teatros ou cinemas, pois não consegue ficar mais de uma hora sem fumar. Assinale a INCORRETA:
Mesmo sendo considerado um importante problema de saúde pública, o alcoolismo costuma ser identificado apenas em seus estágios finais, quando já ocorreram grandes perdas e as chances de reabilitação do indivíduo são menores. O consumo de álcool é, em geral, socialmente aceito, o que provoca grande dificuldade na classificação do estado em que se encontram os usuários. A alternativa que define o padrão e as implicações do consumo de álcool é:
Mulher, 32 anos, com poliartrite periférica há 2 meses. O exame que NÃO tem relevância na investigação diagnóstica é :
Paciente do sexo masculino, 19 anos de idade, sabidamente portador de anemia falciforme, em controle muito irregular, procura atendimento médico referindo-se a fraqueza que vem se agravando nos últimos 2 meses. No exame clínico apresenta-se afebril, anictérico, acianótico, palidez cutâneo-mucosa +++/4+. ACV: RCR2T BNF – FC = 104bpm – PA = 110/60mmHg AR: MV normoaudível, ausência de ruídos adventícios, FR = 16irpm. Abdome: flácido, indolor, ausência de visceromegalias. LABORATÓRIO: Eritrócitos= 1.250.000/mm3 Hb = 6,5g/dl Htc = 17% Leucometria total = 2.850/mm3 Plaquetas = 80.000/mm3 Frente ao quadro apresentado por este paciente, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar