Paciente diabética com gangrena de membro inferior, por insuficiência vascular periférica, apresenta dosagem, repetida e confirmada, de potássio sérico = 7,6 mEq/dl. O eletrocardiograma (ECG) da paciente mostra ausência de ondas P, o que difere totalmente dos exames prévios. O tratamento inicial de ação imediata, eficaz para reduzir o risco de morte é a aplicação de:
A
Enema com resinas trocadoras de potássio.
B
Hemodiálise por cateter de tripla via.
C
Glicose por gavagem e insulina endovenosa.
D
Gluconato de cálcio endovenoso.
E
Diuréticos endovenosos em altas doses.
Outras questões
Na doença do refluxo gastroesofágico, nós sabemos que o esfíncter esofagiano inferior (EEI) desempenha papel fundamental no que diz respeito à fisiologia normal da junção esofagogástrica. Dentre as opções abaixo, qual a que NÃO representa uma condição que altera o bom funcionamento deste esfíncter?
Homem de 64 anos com história de síncopes de repetição. Usa amiodarona há 5 anos para "problema no coração". O exame físico é normal, não há déficits motores e um ECG realizado, na ocasião, não demonstra alterações. Qual a avaliação complementar inicial recomendada?
Mulher de 64 anos, etilista pesada, apresenta-se com icterícia (+++/4+), prurido, e vesícula biliar palpável no HD. Qual dos seguintes itens NÃO deve ser considerado em seu diagnóstico diferencial?
Na emergência pediátrica do IJF havia quatro crianças com DENGUE. Três delas foram internadas com sinais de alarme da doença. Por favor, marque a opção na qual, a princípio, o (a) paciente está com um quadro de dengue clássica: