Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Paciente diabética com gangrena de membro inferior, por insuficiência vascular periférica, apresenta dosagem, repetida e confirmada, de potássio sérico = 7,6 mEq/dl. O eletrocardiograma (ECG) da paciente mostra ausência de ondas P, o que difere totalmente dos exames prévios. O tratamento inicial de ação imediata, eficaz para reduzir o risco de morte é a aplicação de:

A
Enema com resinas trocadoras de potássio.
B
Hemodiálise por cateter de tripla via.
C
Glicose por gavagem e insulina endovenosa.
D
Gluconato de cálcio endovenoso.
E
Diuréticos endovenosos em altas doses.
Escolha a situação clínica mais condizente com artrite reumatoide.
Marcela tem 3 dias de vida, nasceu de parto normal, a termo. Sua genitora adquiriu varicela 5 dias antes do parto. Qual a conduta a ser tomada em relação à Marcela?
MAVS, 28 anos foi vítima de um acidente automobilístico. Após estabilização e investigação secundária foram encontradas três costelas fraturadas no hemitórax esquerdo associadas a um pequeno pneumotórax e lavado peritonial sugestivo de conteúdo hemático. Analise as alternativas abaixo e assinale a medida mais importante antes de se proceder a laparotomia:
Um menino com 1 mês de vida, raça negra, morador de área urbana, é levado pelos pais à Unidade Básica de Saúde para atendimento de rotina e vacinação. Não é oferecido nenhum medicamento à criança, que recebe aleitamento materno exclusivo. O médico avalia a criança, que tem exame físico normal, com ganho de 40 g/dia desde o nascimento. Pergunta se oferecem vitamina D ao filho e a mãe diz que não considera necessário, já que oferece exclusivamente o seio. O médico deverá conversar com os pais e propor uma conduta. Considera-se CORRETO que o médico:
Compartilhar