Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente diabética, de 54 anos, está em uso de sulfonilureia e metformina; inapetente há quatro dias, é levada a atendimento hospitalar com quadro clínico de dor de cabeça, confusão, tontura, fraqueza, sudorese, taquicardia e tremor. O diagnóstico mais provável é:

A
cetoacidose.
B
hipoglicemia.
C
descompensação hiperglicêmica aguda.
D
síndrome hiperosmolar não-cetótica.
E
normoglicemia.
Lactente com três anos de idade, do sexo masculino, branco, natural e procedente de Taguatinga-DF, apresenta história de febre baixa há trinta dias, na frequência de duas vezes ao dia. Há dois dias associou-se edema periorbitário superior direito e sem sinais flogísticos. Familiares negam sintomas gripais prévios. Procurou atendimento médico sendo diagnosticada sinusite e iniciada antibioticoterapia oral. Um dia após o início da medicação, notou-se piora do edema, com progressão para anasarca. A criança foi internada, tendo-se verificado que a PA estava no nível de 90 X 40 mmHg. Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa incorreta.
Paciente de 55 anos de idade, com diagnóstico de neoplasia de cólon direito, será submetido a colectomia direita eletiva. Qual cobertura antibiótica profilática é indicada fazer nesse paciente?
Trombofilia é um estado adquirido ou hereditário, que altera os mecanismos normais de hemostasia, predispondo o indivíduo à ocorrência de trombose venosa ou arterial. Qual alternativa abaixo contém apenas exames que podem ser solicitados na investigação das trombofilias, na vigência da trombose ou em anticoagulação, sem sofrer interferência na acurácia dos resultados?
Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assinale a alternativa correta:
Compartilhar