Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente diabética, de 54 anos, está em uso de sulfonilureia e metformina; inapetente há quatro dias, é levada a atendimento hospitalar com quadro clínico de dor de cabeça, confusão, tontura, fraqueza, sudorese, taquicardia e tremor. O diagnóstico mais provável é:

A
cetoacidose.
B
hipoglicemia.
C
descompensação hiperglicêmica aguda.
D
síndrome hiperosmolar não-cetótica.
E
normoglicemia.
De acordo com os programas de atenção primária (OMS, OPAS, Ministério da Saúde) que visam a reduzir a mortalidade infantil, quais são os critérios para o diagnóstico de pneumonia grave em uma criança com 9 meses de idade?
Ao analisar um partograma, alguns dos eventos abaixo podem estar associados ao diagnóstico de desproporção cefalopélvica: I - fase ativa prolongada. II - parada secundária da dilatação. III - período pélvico prolongado. IV - parada secundária da descida. Assinale a alternativa CORRETA.
O triângulo de Calot, um ponto de reparo anatômico utilizado para identificar estruturas importantes durante a colecistectomia, é limitado por:
De acordo com os critérios da American Society of Anesthesiologist (ASA) podemos classificar os pacientes em cinco tipos. Uma paciente portadora de colelitíase e insuficiência cardíaca congestiva grave com dispneia a pequenos esforços e ortopneia é classificada como sendo:
Compartilhar