Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente diabética, de 54 anos, está em uso de sulfonilureia e metformina; inapetente há quatro dias, é levada a atendimento hospitalar com quadro clínico de dor de cabeça, confusão, tontura, fraqueza, sudorese, taquicardia e tremor. O diagnóstico mais provável é:

A
cetoacidose.
B
hipoglicemia.
C
descompensação hiperglicêmica aguda.
D
síndrome hiperosmolar não-cetótica.
E
normoglicemia.
Paciente de 60 anos, diabético, hipertenso apresentando quadro súbito de afasia motora e hemiplegia direita há cerca de 6 horas. Pode-se afirmar que:
A bronquiolite viral aguda (BVA) é a mais comum infecção do trato respiratório inferior em crianças pequenas, sendo o vírus sincicial respiratório (VSR) o seu principal agente etiológico. Assinale a alternativa que NÃO caracteriza paciente de risco para a infecção pelo VSR.
Considere as afirmativas a seguir. I. Os sintomas mais precoces dos tumores infratentoriais são relacionados ao aumento da pressão intracraniana. Vômitos, cefaleia, letargia e papiledema estão presentes na maioria dos casos. II. Na síndrome de West o padrão eletroencefalográfico característico é determinado pelas pontas ondas rítmicas lentas a 2 ciclos por segundos, não precipitados pela hiperventilação. III. A convulsão febril é caracterizada por crises generalizadas, em lactentes menores de 6 meses logo após o pico febril. IV. Em casos de crianças de 3 anos que apresentem gagueira, deve-se orientar os pais para que respeitem o ritmo da criança e tranquilizá-los, pois trata-se de uma queixa transitória. Assinale a alternativa correta.
Agnaldo, 29 anos, estudante, foi trazido ao Pronto Socorro pelo SAMU após ter sofrido atropelamento, o qual resultou em múltiplas fraturas. Qual é a medida mais eficaz para se evitar embolia gordurosa em Agnaldo?
Compartilhar