Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente diabético, com diagnóstico há 10 anos devido a quadro de poliúria e polidipsia, vem para a revisão clínica sem controles de glicemia capilar ou exames recentes, sem aderência às orientações dietéticas e com uso irregular da medicação proposta. Qual exame laboratorial reflete os níveis médios de glicemia ocorrido nos últimos 2 a 3 meses?

A
Frutosamina.
B
Hemoglobina glicada A1C.
C
Microalbuminuria.
D
Glicosuria.
E
Glicemia 2 horas pós-prandial.
Uma mulher de 66 anos chega ao consultório médico queixando-se de dor profunda, em queimação, nos membros inferiores, que piora à noite, antes de dormir, de início há dois meses, mas que vem piorando progressivamente. Refere, ainda, cansaço diurno e diz que sua dor noturna somente melhora quando ela começa a mover as pernas e a andar pelo quarto. Nega doença prévia. É independente e faz hidroginástica três vezes por semana, porém apresenta-se ansiosa e preocupada, durante a consulta. No exame físico, não são encontradas alterações. Depois de elaborada a hipótese diagnóstica, a conduta medicamentosa mais apropriada para esse caso é:
Homem de 20 de idade, há uma semana com febre, mal-estar, fadiga e dor de garganta. Ao exame, a faringe estava hiperemiada sem exsudato. Adenopatia cervical posterior. Hepatimetria de 12 cm e esplenomegalia. Exames complementares: leucócitos 12.000, linfocitose e linfócitos atípicos, bilirrubina total de 2 mg/dl, AST e ALT de 70 UI/I. Anticorpo heterófilo positivo. Tinha sido medicado com ampicilina e desenvolvido erupção maculo-papular pruriginosa. O diagnóstico mais provável é:
Em relação à doença de Legg-Calvé-Perthes, é correto afirmar que:
A chamada Tríade da Fissura Anal Crônica é caracterizada por:
Compartilhar