Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente do caso anterior foi submetido a laparotomia e devido as condições locais favoráveis, foi submetido a ressecção do seguimento de cólon esquerdo acometido pelo tumor e feita anastomose primária sem ileostomia descompressiva. No 5°dia do pós-operatório apresentou saída da secreção escura no dreno que foi mobilizado anteriormente, sem alterações nos parâmetros clínicos. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Secreção geralmente presente, sempre com utilização de drenos intraperitoniais.
B
Secreção esperada neste tipo de cirurgia pela contaminação operatória.
C
Deiscência parcial da anastomose com fistula.
D
Presença de corpo estranho.
E
Fístula provocada pelo tempo prolongado no contato do dreno tubular com parede da alça intestinal.
Paciente de 28 anos, portador de úlcera duodenal estenosante, com vômitos pós-alimentares não biliosos tardios, apresenta-se desidratado e com alterações do equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico. Estas alterações caracterizam-se por:
A infecção microbiana da superfície endotelial do coração resulta em síndrome da endocardite infecciosa. Com muita frequência, nos usuários de drogas injetáveis, a valva tricúspide é acometida. Nesta situação, qual o agente infeccioso mais comumente isolado?
A associação de anidrose + ptose palpebral + miose + enoftalmia caracterizam a Sindrome (X) e está relacionada com (Y). Quais palavras completam corretamente?
Nas osteomielite piogênica que acomete mais frequentemente uma criança, entende-se por Sequestro:
Compartilhar