Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Paciente do sexo feminino, 28 anos, HIV positivo, dirige-­se a emergência devido à dor de cabeça insuportável. Na semana passada, apresentou déficit funcional motor leve do lado direito. Logo após sua admissão, apresentou quadro motor compatível com epilepsia. Exame físico: Sinais vitais normais, ausência de rigidez na nuca, hemiparesia direita e afasia. Fundo de olho apresenta edema de papila. Qual o diagnóstico provável?

A
Meningioma.
B
Meningite Meningocócica.
C
Neurosífilis.
D
Toxoplasmose.
E
Meningite tuberculosa.
Paciente feminino, 23 anos, vai ao seu consultório com queixa de sangramento vivo durante a evacuação e saída de um “nódulo” pelo ânus durante o ato de defecar e que não retorna espontaneamente para o interior do canal anal, sendo necessário para tanto a ajuda manual da paciente. Com estas informações, corroboradas pelo exame físico, você diagnosticou hemorroidas de:
Qual dos seguintes fatores NÃO está relacionado à gastrosquise?
Fenótipo hipermutável relacionado com a oncogênese em pacientes com síndrome de Lynch:
No 7º pós-operatório de gastrectomia subtotal com reconstrução em y de Roux, por neoplasia, um paciente de 54 anos apresentou dor abdominal difusa e taquicardia. Está em regular estado geral, tem frequência cardíaca de 130 batimentos por minuto e pressão arterial de 95 x 56 mmHg. O abdome é doloroso difusamente e o paciente tem dor à descompressão brusca. A ferida operatória tem hiperemia e saída de secreção biliosa. Conduta:
Compartilhar