Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente do sexo feminino, 29 anos. Há 5 anos, diagnóstico clínico e neurofisiológico de miastenia gravis, porém com anticorpo antirreceptor de acetilcolina negativo. Evoluiu com dificuldade de controle com tratamento medicamentoso. Submetida a timectomia, sem melhora dos sintomas. Houve melhora dos sintomas após a realização de 5 sessões de plasmaférese. Sobre esse caso, é correto afirmar:

A
Houve erro no diagnóstico: a paciente apresenta outra doença.
B
Provavelmente essa paciente tem anticorpos anti-MuSK.
C
A plasmaférese é o tratamento de escolha na fase inicial de todos os pacientes com miastenia gravis.
D
O tratamento com interferon B1a pode ser uma opção nesse caso.
E
A timectomia somente deve ser realizada nos casos de timoma.
O cateterismo vesical é contraindicado nos pacientes politraumatizados quando houver presença dos seguintes achados, exceto:
O atendimento a queimados, apesar dos recentes progressos, ainda apresenta altas taxas de mortalidade e morbidade. Na fisiopatologia das queimaduras os dois eventos principais são o aumento da permeabilidade e o edema. Esse aumento da permeabilidade capilar permite a passagem do filtrado plasmático ao interstício, promovendo edema e hipovolemia. Sobre isso considere a reposição volêmica de um homem de 34 anos, 80kg, vítima de queimadura há 3 horas. Ele apresenta: queimadura de 1º grau em face anterior de membro superior direito e face anterior de membro inferior direito, de 2º grau e 3º grau em tronco anterior e membro superior esquerdo e face anterior de membro inferior esquerdo incluindo períneo. Estime a reposição volêmica, segundo a fórmula de Parkland.
Um motociclista alcoolizado, alta velocidade, perde o controle da motocicleta e é arremessado contra poste de iluminação pública. O paciente apresenta franca insuficiência respiratória, é acionado SAMU. O socorrista médico se depara com ferida aberta de tórax, 5 cm de diâmetro, caracterizando pneumotórax aberto. Qual a conduta imediata mais adequada?
Com base na premissa abaixo, responda a questão a seguir. Médicos socorristas, plantonistas de prontos-socorros ou mesmo qualquer clínico podem se defrontar em algum momento com situações psiquiátricas de emergência e precisarão fazer uma avaliação mínima para conseguir dar um encaminhamento adequado para aqueles quadros que necessitem de maiores cuidados. Pacientes com risco ou tentativa de suicídio podem chegar a atendimento por inúmeras vias e costumam trazer alguns desafios quanto à avaliação e ao melhor encaminhamento. Assim, é importante que tenhamos alguns conhecimentos básicos acerca desse assunto. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar