Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente do sexo feminino, 29 anos. Há 5 anos, diagnóstico clínico e neurofisiológico de miastenia gravis, porém com anticorpo antirreceptor de acetilcolina negativo. Evoluiu com dificuldade de controle com tratamento medicamentoso. Submetida a timectomia, sem melhora dos sintomas. Houve melhora dos sintomas após a realização de 5 sessões de plasmaférese. Sobre esse caso, é correto afirmar:

A
Houve erro no diagnóstico: a paciente apresenta outra doença.
B
Provavelmente essa paciente tem anticorpos anti-MuSK.
C
A plasmaférese é o tratamento de escolha na fase inicial de todos os pacientes com miastenia gravis.
D
O tratamento com interferon B1a pode ser uma opção nesse caso.
E
A timectomia somente deve ser realizada nos casos de timoma.
Laura,18 anos, teve desenvolvimento normal das mamas e pêlos, mas não teve a menarca. Qual é o diagnóstico mais provável?
Gisele, 29 anos, apresenta-se em trabalho de parto após gestação de 39 semanas. Foi diagnosticada durante o 2º trimestre da gestação como tendo diabetes gestacional e tratada com dieta. O exame ultrassonográfico mostrou um feto com peso de 4000g e não se identificou nenhuma anomalia congênita. Após um parto prolongado, caracterizado pela falta de descida da cabeça foi diagnosticado desproporção cefalopélvica e feita a intervenção cirúrgica (cesariana). Nasceu um neonato pletórico, com peso de 4000g. Constatou-se que o neonato exibia esforços respiratórios irregulares e uma freqüência cardíaca de 100 bpm logo após o nascimento. O índice de Apgar no 1º minuto foi de 5; o pH do cordão umbilical foi de 7,10. Este neonato está em risco dos eventos abaixo, exceto:
A principal justificativa para o emprego do sulfato de magnésio no tratamento da pré-eclâmpsia grave consiste em:
Paciente, com 20 anos de idade primigesta, em segmento pós-tratamento de mola hidatiforme completa, apresenta três medidas semanais de ?hCG em elevação. A ultrassonografia da pelve mostra área miometrial hipervascularizada e cavidade uterina com conteúdo sugestivo de coágulos. Devemos realizar:
Compartilhar