Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente do sexo feminino, 29 anos. Há 5 anos, diagnóstico clínico e neurofisiológico de miastenia gravis, porém com anticorpo antirreceptor de acetilcolina negativo. Evoluiu com dificuldade de controle com tratamento medicamentoso. Submetida a timectomia, sem melhora dos sintomas. Houve melhora dos sintomas após a realização de 5 sessões de plasmaférese. Sobre esse caso, é correto afirmar:

A
Houve erro no diagnóstico: a paciente apresenta outra doença.
B
Provavelmente essa paciente tem anticorpos anti-MuSK.
C
A plasmaférese é o tratamento de escolha na fase inicial de todos os pacientes com miastenia gravis.
D
O tratamento com interferon B1a pode ser uma opção nesse caso.
E
A timectomia somente deve ser realizada nos casos de timoma.
Mãe deu entrada na maternidade com quadro de descolamento placentário. Realizada cesárea de urgência. Recém-nascido a termo, banhado em mecônio espesso, Apgar 1 e 3, reanimado na sala de parto. Desenvolve, nas primeiras horas de vida, desconforto respiratório grave, cianose, pulsos débeis e convulsões. O quadro apresentado se deve principalmente à:
Na avaliação pré-operatória, é importante conhecer condições pré-existentes que possam interferir na completa recuperação do paciente. Medicações que o paciente ingere podem alterar o curso de um procedimento operatório, desde que não sejam suspensas antecipadamente. Assim sendo, assinale a alternativa correta em relação ao ácido acetilsalicílico.
Em relação à Icterícia Neonatal, assinale a alternativa incorreta.
Em pacientes com queimaduras, são critérios para encaminhamento à internação e/ou manejo por especialista, EXCETO:
Compartilhar