Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, previamente hígida, foi submetida à ultrassonografia abdominal devido a queixas dispépticas vagas. No exame foi mortalidade devido à indução no lobo hepático direito, com dois centímetros de diâmetro. Qual o diagnóstico MAIS provável?

A
Hiperplasia nodular focal.
B
Adenoma hepático.
C
Hemangioma hepático.
D
Carcinoma hepatocelular.
E
Cisto hepático simples.
A histologia da adenomiose revela:
Criança de cinco meses, sexo masculino, é levada para consulta de puericultura de rotina, com mãe muito preocupada com o desenvolvimento de seu filho que não está com sustento cervical completo e que o filho da vizinha de quatro meses já está todo “durinho”. O pediatra então colhe a história da criança que mostra uma gestação com seis consultas, sorologias da gestante normais e que, com 24 semanas de gestação, a gestação tornou-se de alto risco devido à hipertensão arterial da gestante e que, com 28 semanas, foi necessária a realização de cesariana devido ao descontrole da hipertensão arterial. No relatório da maternidade, mostrou que o RN ficou em ventilação mecânica por quatro dias, recebeu surfactante, teve sepse presumida tratada por 10 dias, avaliação de retina normal e ultrassom transfontanelar normal. No exame do pediatra da puericultura, foi notado um PC: 38 cm, sustento cervical incompleto, sorriso social, tônus adequado, reflexos primitivos todos presentes e criança acompanhava com olhar estímulo de luz nas quatro direções. Frente ao não sustento cervical nessa criança de cinco meses, qual a melhor conduta?
Considerando a aplicação da regra do ABCD, utilizada como critério clínico para diferenciação entre lesões cutâneas pigmentadas benignas e malignas, pode-se afirmar que:
Sobre o Divertículo de Meckel, indique a alternativa CORRETA.
Compartilhar