Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, nulípara, usa anticonceptivo oral há 10 anos. Passou a apresentar dor abdominal no hipocôndrio direito. A investigação demonstrou a presença de nódulo de 4 cm, compatível com adenoma hepático, confirmado por biópsia. A conduta a ser tomada é:

A
observar, pois é uma lesão benigna sem consequências à paciente.
B
indicar alcoolização da lesão.
C
indicar quimioembolia do segmento em que se encontra o nódulo.
D
indicar cirurgia e ressecção da área que comporta o nódulo.
E
indicar transplante hepático.
Sr. Carlos, 70 anos, chega a emergência com dor nas costas, que piora com a tosse e a mobilização. Tem câncer de pulmão não pequenas células, tipo epidermoide. Exame físico: discreta paraparesia de MMII. Ressonância magnética: lesão lítica no corpo de T12, com compressão medular. A conduta inicial é:
Paciente masculino, vítima de acidente automobilístico, clinicamente estável com fratura do planalto tibial e lesão extensa de artéria e veia poplítea. A melhor alternativa cirúrgica é:
Mãe refere que seu filho de 10 meses está com um desvio do olho direito para dentro nas últimas semanas, e mostra uma foto dele onde nota-se o brilho do olho direito parecendo um "olho de gato". Qual a conduta mais apropriada?
Na assistência ao parto, a episiotomia: I - aumenta o risco de prolapso uterino. II - ocasiona menos dor quando é mediana. III - somente está indicada no primeiro parto. Qual a alternativa correta?
Compartilhar