Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Paciente com quadro clínico e radiológico de pneumonia e derrame pleural unilateral de médio volume, constatado há 3 dias. O derrame pleural apresenta as seguintes características: aspecto: amarelo-escuro, relação proteína pleura/plasma: 0,8; relação DHL pleura/plasma: 0,9; leucócitos: 14500 (80% polimorfonucleares); pH = 6,9. A interpretação dos resultados e a conduta devem ser, respectivamente:

A
Derrame parapneumônico simples/fazer toracocenteses seriadas.
B
Derrame transudativo/pesquisar uma outra causa.
C
Derrame parapneumônico/ser expectante.
D
Empiema/fazer drenagem pleural fechada.
Um casal procura o serviço de planejamento familiar, pois não desejam mais filhos. Ambos têm 30 anos, saudáveis, com 2 filhos do sexo masculino, partos cesáreos, de 11 e 7 anos. A mulher tem antecedente de câncer de mama (avó paterna) e é fumante de 2 a 3 cigarros ao dia. Qual das alternativas abaixo é correta?
Recém-nascido de 2 semanas de vida, genitália ambígua, dá entrada no pronto-socorro com dificuldade alimentar, vômitos e letargia há uma semana. Ao exame: temperatura = 37ºC, frequência cardíaca = 170bpm, frequência respiratória = 60ipm, PA =56 x 30 mmHg, fontanela deprimida, olhos encovados, turgor pastoso e enchimento capilar de 4 segundos. Qual dos seguintes resultados laboratoriais é compatível com o paciente em questão?
Criança de 5 anos, com tuberculose ganglionar é diagnosticada como soropositiva para o HIV, e a avaliação virológica e imunológica revela CV = 200 000 cópias/ml do HIV e CD4 = 450 células/ml (duas avaliações).
Quanto à transfusão com concentrado de plaquetas, é correto afirmar.
Compartilhar