Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Paciente com quadro clínico e radiológico de pneumonia e derrame pleural unilateral de médio volume, constatado há 3 dias. O derrame pleural apresenta as seguintes características: aspecto: amarelo-escuro, relação proteína pleura/plasma: 0,8; relação DHL pleura/plasma: 0,9; leucócitos: 14500 (80% polimorfonucleares); pH = 6,9. A interpretação dos resultados e a conduta devem ser, respectivamente:

A
Derrame parapneumônico simples/fazer toracocenteses seriadas.
B
Derrame transudativo/pesquisar uma outra causa.
C
Derrame parapneumônico/ser expectante.
D
Empiema/fazer drenagem pleural fechada.
São considerados critérios para TRALI (“Transfusion-Related Acute Lung Injury”):
Considere as seguintes assertativas sobre neuropatia diabética. I. Os elementos principais no manejo da neuropatia diabética são: controle glicêmico, cuidados com os pés e tratamento da dor. II. Controle glicêmico rigoroso é o principal fator para prevenção da neuropatia diabética III. Polineuropatia diabética dolorosa é uma condição em geral autolimitada. IV. Amitriptilina, capsaicina, gabapentina e inibidores da enzima conversora da angiotensina (EICA) têm se mostrado efetivos para o tratamento da neuropatia diabética. Escolha a opção correta.
Em um paciente com o diagnóstico de Melanoma Maligno em coxa esquerda, com grau de infiltração de Breslow de 2 mm, com ausência de adenomegalias inguinais ao exame físico, foi realizada a pesquisa do linfonodo sentinela em região inguinal esquerda que evidenciou metástase linfonodal. Qual a função deste procedimento cirúrgico?
Ao considerar o agente etiológico mais comum em nosso meio para os quadros de pneumonia aguda da faixa etária pediátrica, qual a primeira escolha antimicrobiana para tratamento ambulatorial?
Compartilhar