Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente do sexo feminino, 32 anos de idade, previamente hígida, não tabagista, queixa-se de tosse seca irritativa há oito semanas e dispneia a grandes esforços. Internada por ter apresentado um episódio leve e único de hemoptise. A radiografia de tórax mostrou pulmão branco unilateral com a traqueia desviada para o mesmo lado. Qual a hipótese diagnostica inicial mais provável?

A
Pneumotórax progressivo em fase hipertensiva
B
Pneumonia atípica comunitária por micoplasma
C
Carcinoma broncogênico (pequenas células) central
D
Adenoma brônquico (carcinoide) central
Sobre os transtornos de ansiedade, marque a alternativa INCORRETA.
Na avaliação semiológica da displasia do desenvolvimento do quadril, pode-se utilizar o teste do klisic no qual o examinador coloca o 3º quirodácitlo sobre o trocanter maior e o dedo indicador da mesma mão sobre a espinha ilíaca anterossuperior. No quadril luxado, o trocanter estará:
Paciente de 32 anos, trabalhador da construção civil, vem até a unidade básica de saúde mais próxima do local da construção onde trabalha, com trauma em 5º quirodáctilo esquerdo, ocorrido há uma hora. Queixa-se de muita dor na falange distal do referido dedo, motivo da procura pela unidade de saúde. Ao exame físico, há ausência de ferimento cortante em dedo, ausência de edema, crepitação ou dor à mobilização do dedo e presença de hematoma subungueal. O médico residente faz a avaliação e a melhor conduta a ser adotada é:
Paciente relata que estava passeando pela praia quando iniciou, subitamente, lacrimejamento e dor em olho esquerdo por corpo estranho (areia). Ao ser atendido em uma unidade de atenção primária, o médico avalia que há hiperemia conjuntival e ausência de secreção purulenta. A conduta mais apropriada, nesse caso, é:
Compartilhar