Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente do sexo feminino, 32 anos de idade, previamente hígida, não tabagista, queixa-se de tosse seca irritativa há oito semanas e dispneia a grandes esforços. Internada por ter apresentado um episódio leve e único de hemoptise. A radiografia de tórax mostrou pulmão branco unilateral com a traqueia desviada para o mesmo lado. Qual a hipótese diagnostica inicial mais provável?

A
Pneumotórax progressivo em fase hipertensiva
B
Pneumonia atípica comunitária por micoplasma
C
Carcinoma broncogênico (pequenas células) central
D
Adenoma brônquico (carcinoide) central
Um homem de 20 anos é trazido para a sala de emergência pela polícia após um surto no campus da universidade local. De acordo com seu prontuário médico, consta tratamento prévio de depressão. Ele descreve seu humor como “ótimo”, mas alega estar acordado por quatro dias devido ao trabalho em várias invenções. Ele admite ter pensamentos rápidos e acredita que Deus o escolheu para ser o Messias. Na verdade, anjos lhe ordenaram roubar a associação dos estudantes, a fim de começar uma nova igreja. Exame toxicológico de urina realizado a fim de descartar abuso de drogas como causa de seus sintomas, muito provavelmente revelará qual substância?
São sinais de perigo ou gravidade nas pneumonias adquiridas na comunidade:
Lactente nasceu bem, com cianose leve, piorando de modo progressivo, taquipneia, cansaço às mamadas, gemência. É a mais comum das cardiopatias congênitas:
Um paciente do sexo masculino, de 5 anos, chega claudicando no pronto-socorro com uma história de dor em quadril esquerdo que se irradia para o joelho esquerdo há 2 dias. Mãe relata quadro de faringite viral duas semanas antes que se resolveu sem medicação. Ao exame físico, apresenta-se com o quadril esquerdo abduzido e flexionado, com dor à movimentação passiva. A velocidade de hemossedimentação é de 28 mm/h. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar