Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente do sexo feminino, 32 anos de idade, previamente hígida, não tabagista, queixa-se de tosse seca irritativa há oito semanas e dispneia a grandes esforços. Internada por ter apresentado um episódio leve e único de hemoptise. A radiografia de tórax mostrou pulmão branco unilateral com a traqueia desviada para o mesmo lado. Qual a hipótese diagnostica inicial mais provável?

A
Pneumotórax progressivo em fase hipertensiva
B
Pneumonia atípica comunitária por micoplasma
C
Carcinoma broncogênico (pequenas células) central
D
Adenoma brônquico (carcinoide) central
No que se refere à litíase urinária, associe as situações clínicas aos respectivos tratamentos. Ressalta-se que os pacientes se encontram em bom estado geral, sem evidência de infecção e com controle adequado da dor. 1- Cálculo de 4 mm em ureter abaixo dos vasos ilíacos; 2- Cálculo de 10 mm em ureter acima dos vasos ilíacos, na altura de L4-L5; 3- Cálculo de 10 mm em pelve renal; 4- Cálculo de 20 mm em polo inferior do rim; 5- Cálculo coraliforme ocupando todas as cavidades renais. ( ) Uso de alfabloqueador; ( ) Ureteroscopia; ( ) Litotripsia extracorpórea. A sequência numérica CORRETA é:
Assinale a afirmativa correta em relação à crise convulsiva febril na infância:
Sobre o câncer de esôfago é incorreto afirmar:
Estreitamento arterial, indentação nas interseções arteriovenosas, infartos da camada de fibras nervosas e hemorragias intrarretianas caracterizam manifestações oftalmológica de qual doença sistêmica?
Compartilhar