Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Paciente do sexo feminino, 34 anos, apresentando quadro de hipertensão, fraqueza, cãimbras e poliúria. Exames laboratoriais evidenciaram hipocalemia, secreção elevada de aldosterona e supressão da atividade da renina plasmática. A principal causa desta situação clínica é:

A
Carcinoma adrenal.
B
Adenoma adrenal produtor de aldosterona.
C
Hiperplasia adrenal idiopática.
D
Estenose de artéria renal.
De acordo com a classificação de Bismuth, para o colangiocarcinoma, aquele que tem localização alta, comprometendo o ducto direito e não infiltrando o ducto esquerdo, é o tipo:
Um paciente submetido a gastrectomia distal + reconstrução a BII por uma úlcera gástrica hemorrágica apresenta deiscência da anastomose e é submetido a várias cirurgias para controle da sepse abdominal. Qual das características abaixo deve ser encontrada no pós-operatório?
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. A principal causa de complicação do divertículo de Meckel em adultos é a obstrução intestinal, decorrente de volvo intestinal, intussuscepção ou encarceramento em hérnia inguinal.
Mulher com 20 anos de idade procura o pronto-socorro, acompanhada de seus pais, com queixas de taquicardia, dispneia, sensação de sufocamento, tontura e tremores há aproximadamente uma hora. A cliente relatou que estava tranquilamente em sua residência assistindo televisão, quando subitamente sentiu um desconforto, com os sintomas aqui relatados, que duraram aproximadamente vinte minutos. A remissão completa ocorreu anteriormente à sua chegada ao pronto-socorro. Embora a paciente estivesse muito preocupada de correr risco de morte, sua mãe informou que nas últimas três semanas esse quadro ocorreu por três vezes, sendo atendida nesse mesmo hospital, onde houve uma investigação clínica, sem a constatação de qualquer alteração. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar