Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Paciente do sexo feminino, 34 anos, apresentando quadro de hipertensão, fraqueza, cãimbras e poliúria. Exames laboratoriais evidenciaram hipocalemia, secreção elevada de aldosterona e supressão da atividade da renina plasmática. A principal causa desta situação clínica é:

A
Carcinoma adrenal.
B
Adenoma adrenal produtor de aldosterona.
C
Hiperplasia adrenal idiopática.
D
Estenose de artéria renal.
As doenças do aparelho digestório e do fígado representam causas frequentes de internação hospitalar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Julgue o item, acerca dessas afecções. O uso imediato de medicamentos que induzem vasoconstrição esplâncnica (terlipressina e octreotídeo, por exemplo) é recomendado em pacientes com hemorragia digestiva alta secundária à hipertensão portal, especialmente em casos em que o exame endoscópico tiver sua realização retardada.
A alteração do ciclo menstrual é uma das principais causas de consulta ginecológica. Acerca desse tema, julgue o item subsequente. A síndrome de Savage é caracterizada por amenorreia primária de causa ovariana em decorrência da deficiência de receptores para o hormônio folículo estimulante (FSH).
Assistência adequada ao parto é fundamental para o bom prognóstico materno-fetal. Acerca desse assunto julgue o item que se segue. A episiotomia é uma incisão realizada na vagina e períneo com objetivo de alargar a passagem do feto durante o trabalho de parto e, quando indicada, deve ser executada após o pólo fetal distender o períneo e lesar superficialmente a pele.
A partir de 2002 a organização mundial da saúde vem recomendando uma solução que, comparada com a solução de reidratação oral tradicionalmente utilizada desde a década de 1980, apresenta:
Compartilhar