Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Paciente do sexo feminino, 34 anos, apresentando quadro de hipertensão, fraqueza, cãimbras e poliúria. Exames laboratoriais evidenciaram hipocalemia, secreção elevada de aldosterona e supressão da atividade da renina plasmática. A principal causa desta situação clínica é:

A
Carcinoma adrenal.
B
Adenoma adrenal produtor de aldosterona.
C
Hiperplasia adrenal idiopática.
D
Estenose de artéria renal.
Um homem sadio, de 26 anos de idade, após retornar de viagem, apresenta faringite, cefaleia e febre. No dia seguinte surgem: dor torácica pleurítica na base do hemitórax direito, tosse produtiva com escarro ora claro, ora com hemoptoicos e dispneia. Atendido no pronto-socorro encontra-se taquipneico, o exame físico do tórax revela estertores na base direita e na região infraclavicular esquerda, além de roncos e sibilos esparsos bilaterais removíveis com a tosse; há macicez à percussão e FTV aumentado na base direita, o paciente se encontra febril, sudoreico e inquieto, a pressão arterial é 100 x 70 mmHg e há taquicardia com 110 bpm. A saturação periférica de oxigênio medida no oxímetro de pulso em ar ambiente é de 92% e o radiograma torácico revela opacidades alveolares com broncograma aéreo na metade inferior do pulmão direito e no terço superior esquerdo. Qual a melhor conduta a ser adotada no pronto-socorro?
Assinale a afirmativa incorreta com relação às manifestações clínicas do câncer de pulmão:
Quanto à anovulação crônica é incorreto afirmar:
Ao realizar ultrassonografia com 24 semanas de gestação gemelar monocoriônica e diamniótica, gestante apresenta oligodramnia em uma das bolsas (maior bolsão vertical de 1,5 cm) e polidramnia em outra (maior bolsão vertical 11,5 cm). Isso pode estar ocorrendo devido a:
Compartilhar