Paciente do sexo feminino, 40 anos de idade, 72 kg e creatinina sérica de 4 mg/dl. O clearence da creatinina calculado será de:
A
20,25 ml/min/1,73m² sc
B
21,25 ml/min/1,73m² sc
C
31,25 ml/min/1,73m² sc
D
41,25 ml/min/1,73m² sc
Outras questões
Há contraindicação ao uso dos beta-bloqueadores no caso de:
A síndrome Metabólica (SM) é uma condição muito frequente, presente em um importante contingente de adultos no mundo inteiro. No entanto, algumas evidências já têm sido destacadas, orientando o raciocício clínico em sua prática cotidiana. Sobre o assunto, analise as afirmativa abaixo: I. Dentre os fatores de risco para desenvolvimento da SM, destacam-se fatores demográficos, genéticos e intrauterinos, bem como estilo de vida e estresse psicossocial. II. A resistência à insulina é parte fundamental do abstrato fisiopatológico desta síndrome. Está fortemente associada também com anormalidades da coagulação e na fibrinólise, com marcadores de inflamação e com a microalbuminúria. III. O aumento de depósitos de gordura ectópica, particularmente na musculatura esquelética, associam-se a uma maior circulação de ácidos graxos livres em portadores de SM. IV. O crescimento fetal reduzido e ao baixo peso ao nascer têm sido associados a um aumento do risco de doença cardiovascular e componentes da SM. V. A disfunção endotelial tem sido associada a vários componentes da SM como aumento da pressão sanguínea, hiertrigliceridemia, hiperuricemia, aumento da proteína C-reativa e resistência à insulina. Assinale a afirmativa correta:
Criança com 8 meses de vida vem apresentando redução do apetite e pouco ganho ponderal. Ao exame físico apresenta bom estado geral, ativo, cooperante, porém com importante palidez cutâneo-mucossa; fígado a 3 cm do rebordo costal direito, baço não palpável, traube livre, sem outras anormalidades no exame físico. História pré e perinatais sem intercorrências, porém apresentou icterícia fisiológica. É alimentado com leite de vaca desde o 4° mês de vida. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
A resolução CFM nº 1.480/97 aborda a Morte Encefálica e detalha a “Prova da Apneia” como realizada de acordo com um protocolo que inclui: