Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente do sexo feminino, 40 anos de idade, 72 kg e creatinina sérica de 4 mg/dl. O clearence da creatinina calculado será de:

A
20,25 ml/min/1,73m² sc
B
21,25 ml/min/1,73m² sc
C
31,25 ml/min/1,73m² sc
D
41,25 ml/min/1,73m² sc
Alice, 23 anos, estudante de medicina, apresentou quadro de sudorese, dispneia, palpitações durante o acompanhamento de consultas ambulatórias em seu estágio na Unidade de Saúde da Família. Foi escutada e avaliada clinicamente por sua preceptora que não encontrou alterações no exame clínico. Alice não consome excessivamente cafeína, não faz uso de álcool e substâncias psicoativas. Posteriormente realizou exames bioquímicos necessários e ECG que não evidenciaram alterações. Alice relatou estar muito preocupada com provas. O transtorno do pânico é um diagnóstico provável para Alice. Baseando-se no caso acima e em seus conhecimentos assinale a alternativa errada:
As cardiopatias congênitas abaixo relacionadas são ductus dependente. A cardiopatia na qual a sobrevida do paciente depende de um shunt da esquerda para direita pelo canal arterial é:
Tratando-se de Ruptura Prematura Pré-termo de Membranas (RPPM), pode-se afirmar:
Um lactente de 4 meses de idade apresenta há 3 dias tosse produtiva, coriza, desconforto respiratório e febre. Ao exame físico constatam-se: taquidispneia, tiragens torácicas moderadas, sibilos e estertores grossos bilaterais, sem melhora significativa após uso de nebulização com broncodilatador. Ao RX de tórax evidencia-se hiperinsuflação pulmonar difusa bilateral, com áreas de hipotransparências em 1/3 superior direito e 1/3 inferior esquerdo. Qual é o diagnóstico provável?
Compartilhar