Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente do sexo feminino, 43 anos, branca, portadora de diabetes mellitus há aproximadamente 3 anos, deu entrada no pronto socorro com quadro de polis, emagrecimento, mal estar e vômitos. Sem outros sintomas. Nega tabagismo, alcoolismo e outras doenças. Medicações em uso: metformina XR 500mg/dia. Ao exame físico, paciente em mal estado geral, taquipneica, desidratada, IMC: 26,3kg/m², PA: 150x90mmHg, FC: 120bpm, auscultas respiratória e cardíaca sem alterações. Exames laboratoriais: glicemia: 785mg/dl, Na: 150mEq/L, k: 5,2 mEq/L, HCO3: 21mEq/L, creatinina: 1,5mg/dl. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico e à terapêutica para esse caso.

A
Estado hiperosmolar não cetótico e insulina glargina inicialmente.
B
Pneumonia e antibióticos de largo espectro inicialmente.
C
Cetoacidose diabética e hidratação e insulina regular inicialmente.
D
Estado hiperosmolar não cetótico e hidratação e insulina regular inicialmente.
E
Descompensação diabética e aumento da dose de metformina inicialmente.
Célia tem 75 anos e, ao tropeçar no tapete de casa, cai e sofre fratura de quadril à esquerda. É levada para emergência pelo filho e recebe a indicação de tratamento cirúrgico. Célia apresenta, como comorbidades, DPOC, osteoporose e hipertensão arterial. Por questões relacionadas ao seu seguro saúde, a cirurgia ocorre 7 dias após a internação e ela tem alta no 3° dia de pós-operatório. Com 7 dias após a alta, você é chamado à casa de Célia, que se queixa de dor na perna operada. Ao exame observa-se que o membro inferior esquerdo está edemaciado até a raiz da coxa, doloroso à palpação e cianótico. Você orienta Célia e seus familiares sobre a necessidade de reinternação, pois se trata de:
O principal agente bacteriano nas faringoamigdalites agudas é o Streptococcus
São critérios que permitem a retirada da cânula de traqueostomia, EXCETO:
Recém-nascido do sexo masculino com idade gestacional de 40 semanas, peso de nascimento de 3200 gramas, nasceu de parto vaginal, Apgar 8 e 10, atendimento na sala de parto sem intercorrências. Com 30 horas de vida, evoluiu com distensão abdominal progressiva, estase pela sonda orogástrica de aspecto bilioso, ainda não eliminou mecônio. Irmão de quatro anos com diagnóstico de mucoviscidose. Qual o diagnóstico etiológico mais provável?
Compartilhar