Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Reumatologia

Ginecologia

Paciente do sexo feminino, 50 anos, comparece ao consultório médico para avaliação de osteoporose. Sem queixas no momento. Menopausa desde os 39 anos, sem terapia de reposição hormonal. Nuligesta. Nega tabagismo e etilismo. Antecedentes pessoais: asma brônquica na infância, com uso de corticoide por longos períodos. Nega outras patologias. Antecedentes familiares: pai hipertenso, mãe dislipêmica e portadora de osteoporose. Ao exame físico: IMC: 21 kg/m2, PA:120 x 80 mmHg, FC: 84 bpm, tiroide normopalpável; demais, sem alterações. Assinale a alternativa INCORRETA.

A
O exame que, no momento, pode ser solicitado para avaliar se essa paciente apresenta osteoporose é a densitometria óssea.
B
O exame de densitometria óssea avalia a densidade mineral óssea.
C
Se essa paciente apresentar osteoporose, o objetivo do tratamento será evitar fraturas.
D
O diagnóstico de osteoporose por radiografia é tardio, quando já houve perda de 30 a 40% da massa óssea.
E
O melhor exame a ser realizado no momento é a biópsia óssea.
Pré-escolar apresentando palidez, sangramento retal moderado, dor abdominal com lesões hipercrômicas eritematopapulosas em nádegas e membros. Exames complementares: Hemograma - discreta leucocitose, hematócrito 28, plaquetas normais. Dentre as hipóteses diagnósticas mais prováveis:
Lesão comum em adolescentes, atinge região inguinal, face medial das coxas com pouco acometimento da bolsa escrotal (pois a região é pobre em queratina), pode se estender ao períneo e o produto é queixa constante. Qual o diagnóstico provável?
É uma Síndrome hipotônica e hipercinética caracterizada por movimentos involuntários, rápidos, arrítmicos e incoordenados que desaparecem durante o sono associados à doença Streptocócica:
Os inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (ECA) estão contraindicados para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica em presença de:
Compartilhar