Paciente do sexo feminino, 50 anos, comparece ao consultório médico para avaliação de osteoporose. Sem queixas no momento. Menopausa desde os 39 anos, sem terapia de reposição hormonal. Nuligesta. Nega tabagismo e etilismo. Antecedentes pessoais: asma brônquica na infância, com uso de corticoide por longos períodos. Nega outras patologias. Antecedentes familiares: pai hipertenso, mãe dislipêmica e portadora de osteoporose. Ao exame físico: IMC: 21 kg/m2, PA:120 x 80 mmHg, FC: 84 bpm, tiroide normopalpável; demais, sem alterações. Assinale a alternativa INCORRETA.
A
O exame que, no momento, pode ser solicitado para avaliar se essa paciente apresenta osteoporose é a densitometria óssea.
B
O exame de densitometria óssea avalia a densidade mineral óssea.
C
Se essa paciente apresentar osteoporose, o objetivo do tratamento será evitar fraturas.
D
O diagnóstico de osteoporose por radiografia é tardio, quando já houve perda de 30 a 40% da massa óssea.
E
O melhor exame a ser realizado no momento é a biópsia óssea.
Outras questões
A coartação de aorta é um defeito congênito comum, representa 8% das cardiopatias congênitas, caracteriza-se por estreitamento da aorta descendente logo após o arco aórtico, entre a emergência da artéria subclávia esquerda e o local de inserção do canal arterial ou ligamento arterioso, podendo ser classificada como pré-ductal e pós-ductal, conforme sua posição em relação ao canal arterial. Em relação a anomalias extracardíacas, tem sido associada a várias síndromes, tais como:
Um paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, portador de diabetes mellitus tipo II, em tratamento com hipoglicemiante oral, glicemia pré-operatória de 95 mg/dl e Hemoglobina Glicada de 5%, será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. De acordo com a Classificação do Estado Físico da American Society of Anesthesiologists (ASA), a classe na qual se enquadra o paciente é:
O estridor é a característica mais predominante da obstrução de vias aéreas na criança. Entre as doenças listadas abaixo, todas são causas relativamente frequentes de estridor em crianças abaixo de 6 meses de idade, EXCETO:
Senhor de 40 anos, há 12 horas, relata tremores, náusea, tontura, palpitações e sudorese fria. Negou uso prévio de medicações ou doenças físicas. Relatou uso de álcool e tabaco diariamente, sendo que o último uso foi há 16 horas. Negou uso ou abuso de outras substâncias. Optou-se apenas por hidratar e após 4 horas evoluiu com alucinações visuais, onde relatava estar vendo cobras e aranhas. O diagnóstico mais provável é: