Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Paciente do sexo feminino, 56 anos, com abdominoplastia prévia é submetida a colecistectomia videolaparoscópica. Durante a indução do pneumoperitônio apresentou bradicardia intensa. A etiologia mais provável deste evento e o tratamento mais adequado são:

A
Reflexo vagal / desinsuflação da cavidade.
B
Bloqueio AV / marca-passo;
C
Hipóxia / aumentar a FiO2;
D
Ação de drogas anestésicas / antídoto;
Recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional apresenta os seguintes dados antropométricos: P= 1890g Comp= 42 cm PC= 31 cm PT= 30 cm. Todos estão abaixo do 10o percentil. Assinale a classificação adequada para este recém-nascido.
Homem, 27 anos, tabagista com dor intensa em membro inferior esquerdo e cianose em extremidade distal de 4º e 5º pododáctilos esquerdos. Pulsos preservados em membros inferiores exceto por ausência de pulsos podais à esquerda. A principal hipótese diagnóstica é:
A profilaxia antimicrobiana com doses subterapêuticas de aminopenicilinas ou de sulfonamida oferece proteção variável contra as recorrências em crianças com episódios frequentes de otite média aguda. No entanto, devido ao aparecimento de resistência bacteriana, podemos considerar que a medida só deve ser adotada para as crianças que:
O processo de lise da ureia por bactérias fornece um meio urinário alcalino e concentrações suficientes de carbonato e amônia para induzir a formação de cálculos infectivos. Assinalar qual grupo de bactérias apresenta maior capacidade de desdobrar a ureia:
Compartilhar