Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente do sexo feminino, 65 anos, com nódulo na tireoide identificado em exame físico, com 2,0 cm de diâmetro, endurecido, em lobo esquerdo. Realizada ultrassonografia da glândula tireoide, caracterizando nódulo sólido de 2,0 cm em lobo esquerdo e nódulo de 1 cm no lobo direito, e com laudo final de "bócio multinodular". A melhor conduta seria:

A
observação clínica.
B
tratamento com tiroxina em doses supressivas.
C
tomografia computadorizada para confirmar multinodularidade.
D
exame citológico de material obtido por punção biópsia aspirativa por agulha fina.
E
radioiodoterapia.
Mãe refere que seu filho apresenta obstrução nasal, prurido nasal e espirros recorrentes há 3 meses. Traz os seguintes exames: hemograma normal, IgE sérico total normal, teste cutâneo negativo para os principais inalantes, citológico nasal com células epiteliais e protoparasitológico negativo. O principal diagnóstico será de rinite:
Em recém-nascidos e lactentes com leucocoria, os seguintes diagnósticos diferenciais que NÃO devem ser considerados:
Criança de 2 anos de idade, proveniente de abrigo, cujos dados de pré-natal e parto são desconhecidos, apresenta retardo de desenvolvimento neuropsicomotor. A acompanhante acha que a criança não enxerga. Ao exame, nota-se que ela não consegue fixar e seguir objetos, inclusive os sonoros, e apresenta alterações ósseas e dentárias (dentes de Hutchinson). Qual o achado mais provável no fundo de olho?
No atendimento a pacientes com epistaxe severa, qual a prioridade?
Compartilhar