Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente do sexo feminino, 65 anos, com nódulo na tireoide identificado em exame físico, com 2,0 cm de diâmetro, endurecido, em lobo esquerdo. Realizada ultrassonografia da glândula tireoide, caracterizando nódulo sólido de 2,0 cm em lobo esquerdo e nódulo de 1 cm no lobo direito, e com laudo final de "bócio multinodular". A melhor conduta seria:

A
observação clínica.
B
tratamento com tiroxina em doses supressivas.
C
tomografia computadorizada para confirmar multinodularidade.
D
exame citológico de material obtido por punção biópsia aspirativa por agulha fina.
E
radioiodoterapia.
Em um ferimento que necessita de cobertura,
Paciente de 23 anos, do sexo feminino apresenta quadro de dor na região sacrococcígea, de inicio súbito, com abaulamento local e drenagem de secreção purulenta por orifícios presentes na linha interglútea. Após exame físico, o diagnóstico foi de cisto pilonidal infectado. Esta doença:
Durante o processo de reanimação neonatal,
Um médico recebe um recém-nascido do sexo masculino ,de 39 semanas de gestação, no atendimento em sala de parto. Ele se apresenta cianótico e em apneia; não há líquido meconial. Após a realização das manobras iniciais de reanimação (em 30 segundos), o RN não apresenta movimentos respiratórios e persiste cianótico. O próximo passo na reanimação desse recém-nascido é:
Compartilhar