Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente do sexo feminino, 68 anos, obesa, hipertensa em tratamento apresenta há 3 meses história de dor em hipocôndrio direito, icterícia, perda ponderal e massa palpável em hipocôndrio direito (descrição do exame físico - massa palpável dolorosa em hipocôndrio - vesícula biliar? plastrão? tumor?). Assinale a alternativa correta.

A
A hipótese de tumor de vesícula deve ser considerada, mas não como primeira hipótese, já que este tipo de tumor é mais comum no fundo da vesícula e, portanto sem icterícia na maioria das vezes.
B
Coledocolitíase é uma forte possibilidade, considerando-se o tipo de dor e a icterícia. Ultrassonografia demonstrando colelitíase e dilatação do colédoco, bem como elevação da gama-glutamiltransferase e da bilirrubina indireta favoreceriam esta hipótese.
C
Quanto à hipótese de colecistite - um plastrão pode estar presente, a dor pode levar a uma menor ingesta alimentar (perda ponderal) e há o fato da paciente ser obesa. Contra, existe a presença de icterícia que não é encontrada na colecistite, já que esta é causada por obstrução do cístico, o que não causa icterícia, e, portanto exclui esta hipótese.
D
Tumor de cabeça de pâncreas é uma hipótese a ser considerada. Paciente idosa com icterícia e perda ponderal falam a favor. Este tipo de tumor é palpável na maioria das vezes, como no presente caso.
E
Medicamentos anti-hipertensivos podem levar a quadros de hepatite medicamentosa. A suspensão da medicação com melhora do quadro pode ser feita como prova terapêutica, devendo-se aguardar pelo menos 30 dias para se avaliar o resultado.
O sinal de Kehr:
São complicações da cirurgia da hérnia inguinal, exceto:
No quadro clínico da leptospirose, podemos afirmar que:
Paciente de 50 anos tem diagnóstico de adenocarcinoma de pulmão pela broncoscopia (lesão vegetante em segmento anterior do lobo superior direito a mais de 2 cm da carina principal). Biópsia de linfonodo supraclavicular ipsilateral teve como diagnóstico: adenocarcinoma metastático para linfonodo. Tomografia computadorizada de tórax não evidencia outras alterações além da massa pulmonar, em lobo superior direito, de 3,5 cm em seu maior diâmetro. Tomografias computadorizadas de abdome e crânio sem implantes secundários. O melhor estadiamento (TNM) para este paciente é:
Compartilhar