Paciente do sexo feminino, 68 anos, obesa, hipertensa em tratamento apresenta há 3 meses história de dor em hipocôndrio direito, icterícia, perda ponderal e massa palpável em hipocôndrio direito (descrição do exame físico - massa palpável dolorosa em hipocôndrio - vesícula biliar? plastrão? tumor?). Assinale a alternativa correta.
A
A hipótese de tumor de vesícula deve ser considerada, mas não como primeira hipótese, já que este tipo de tumor é mais comum no fundo da vesícula e, portanto sem icterícia na maioria das vezes.
B
Coledocolitíase é uma forte possibilidade, considerando-se o tipo de dor e a icterícia. Ultrassonografia demonstrando colelitíase e dilatação do colédoco, bem como elevação da gama-glutamiltransferase e da bilirrubina indireta favoreceriam esta hipótese.
C
Quanto à hipótese de colecistite - um plastrão pode estar presente, a dor pode levar a uma menor ingesta alimentar (perda ponderal) e há o fato da paciente ser obesa. Contra, existe a presença de icterícia que não é encontrada na colecistite, já que esta é causada por obstrução do cístico, o que não causa icterícia, e, portanto exclui esta hipótese.
D
Tumor de cabeça de pâncreas é uma hipótese a ser considerada. Paciente idosa com icterícia e perda ponderal falam a favor. Este tipo de tumor é palpável na maioria das vezes, como no presente caso.
E
Medicamentos anti-hipertensivos podem levar a quadros de hepatite medicamentosa. A suspensão da medicação com melhora do quadro pode ser feita como prova terapêutica, devendo-se aguardar pelo menos 30 dias para se avaliar o resultado.
Outras questões
A icterícia fisiológica do recém-nascido (RN) é bastante prevalente e pode-se afirmar, acerca desta manifestação clínica, que, no RN de termo:
O padrão respiratório constitui um dos itens importantes do exame físico da criança e engloba frequência, ritmo e esforço respiratório. Alguns padrões são característicos e fornecem subsídios que auxiliam no diagnóstico. Correlacione a 1ª com a 2ª coluna e assinale a alternativa correta: 1. Respiração de Cheyne-Stokes 2. Respiração de Kussmaul 3. Respiração de Biot 4. Respiração periódica ( ) traumatismo craniano ( ) cetoacidose diabética ( ) lesão cerebral grave ( ) prematuridade.
A obstrução e a secreção nasais, acompanhadas de tosse diuturna, que permanecem por 10 dias, fazem pensar, em especial quando precedidas de infecção de vias aéreas superiores, no seguinte diagnóstico:
Qual a combinação dos seguintes sinais caracteriza a síndrome de Prune-Belly?