Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente do sexo feminino, 68 anos, obesa, hipertensa em tratamento apresenta há 3 meses história de dor em hipocôndrio direito, icterícia, perda ponderal e massa palpável em hipocôndrio direito (descrição do exame físico - massa palpável dolorosa em hipocôndrio - vesícula biliar? plastrão? tumor?). Assinale a alternativa correta.

A
A hipótese de tumor de vesícula deve ser considerada, mas não como primeira hipótese, já que este tipo de tumor é mais comum no fundo da vesícula e, portanto sem icterícia na maioria das vezes.
B
Coledocolitíase é uma forte possibilidade, considerando-se o tipo de dor e a icterícia. Ultrassonografia demonstrando colelitíase e dilatação do colédoco, bem como elevação da gama-glutamiltransferase e da bilirrubina indireta favoreceriam esta hipótese.
C
Quanto à hipótese de colecistite - um plastrão pode estar presente, a dor pode levar a uma menor ingesta alimentar (perda ponderal) e há o fato da paciente ser obesa. Contra, existe a presença de icterícia que não é encontrada na colecistite, já que esta é causada por obstrução do cístico, o que não causa icterícia, e, portanto exclui esta hipótese.
D
Tumor de cabeça de pâncreas é uma hipótese a ser considerada. Paciente idosa com icterícia e perda ponderal falam a favor. Este tipo de tumor é palpável na maioria das vezes, como no presente caso.
E
Medicamentos anti-hipertensivos podem levar a quadros de hepatite medicamentosa. A suspensão da medicação com melhora do quadro pode ser feita como prova terapêutica, devendo-se aguardar pelo menos 30 dias para se avaliar o resultado.
Paciente de 68 anos apresenta tumoração no reto ao toque de 4cm da borda anal. Realizada biópsia da lesão durante a primeira consulta, revelou tratar-se de adenocarcinoma de reto pouco diferenciado. Assinale a alternativa incorreta.
Paciente de sexo masculino, 35 anos, branco, casado, procedente de Campo Grande, gerente de grande frigorífico, QPD - dor e queimação no estômago há 2 meses, HDA - há 2 meses com dor e sensação de ardência no epigástrico quase diária, sem relação com a alimentação, de intensidade moderada, que não impede as atividades diárias e não o desperta durante a madrugada. Segundo os critérios de Roma III, qual a sua principal hipótese diagnóstica?
Com relação ao tétano, marque a alternativa incorreta:
Sobre a hemorragia digestiva alta que tem como causa a úlcera péptica, é correto afirmar:
Compartilhar