Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente do sexo feminino, 68 anos, obesa, hipertensa em tratamento apresenta há 3 meses história de dor em hipocôndrio direito, icterícia, perda ponderal e massa palpável em hipocôndrio direito (descrição do exame físico - massa palpável dolorosa em hipocôndrio - vesícula biliar? plastrão? tumor?). Assinale a alternativa correta.

A
A hipótese de tumor de vesícula deve ser considerada, mas não como primeira hipótese, já que este tipo de tumor é mais comum no fundo da vesícula e, portanto sem icterícia na maioria das vezes.
B
Coledocolitíase é uma forte possibilidade, considerando-se o tipo de dor e a icterícia. Ultrassonografia demonstrando colelitíase e dilatação do colédoco, bem como elevação da gama-glutamiltransferase e da bilirrubina indireta favoreceriam esta hipótese.
C
Quanto à hipótese de colecistite - um plastrão pode estar presente, a dor pode levar a uma menor ingesta alimentar (perda ponderal) e há o fato da paciente ser obesa. Contra, existe a presença de icterícia que não é encontrada na colecistite, já que esta é causada por obstrução do cístico, o que não causa icterícia, e, portanto exclui esta hipótese.
D
Tumor de cabeça de pâncreas é uma hipótese a ser considerada. Paciente idosa com icterícia e perda ponderal falam a favor. Este tipo de tumor é palpável na maioria das vezes, como no presente caso.
E
Medicamentos anti-hipertensivos podem levar a quadros de hepatite medicamentosa. A suspensão da medicação com melhora do quadro pode ser feita como prova terapêutica, devendo-se aguardar pelo menos 30 dias para se avaliar o resultado.
Mulher de 52 anos refere última mestruação há 18 meses. Foi histerectomizada aos 42 anos por carcinoma in situ do colo do útero. Vem referindo fogachos intensos, perda da libido e dispareunia por ressecamento vaginal. Ela está em dúvida sobre os problemas relacionados ao uso de hormônios e você esclarece corretamente que essa terapia:
O oligoidrâmnio está relacionado a: I- pós-maturidade; II- displasia renal; III- CIUR; V- Diabete gestacional. Está correta:
Um estudante do segundo grau, vacinado corretamente contra o vírus da hepatite B, cuja vacina contém em sua composição: proteína do antígeno de superfície (AgHBs) adsorvido em hidróxido de alumínio e timerosal, deve apresentar em seu soro o marcador sorológico:
Você examina um paciente grave com má perfusão capilar periférica, oligúrico e fácies de angústia. Você implanta um cateter de Swan-Ganz e obtém os seguintes parâmetros: saturação venosa mista de O2 = 53%. Lactato arterial de 6,5 (alto), pressão encravada capilar pulmonar (PECP) = 10 mmHg. Pressão venosa central = 25 mmHg. Diferença artério-venosa de O2 aumentada e débito cardíaco diminuído. Seu provável diagnóstico é choque:
Compartilhar