Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Paciente do sexo feminino, 7 anos de idade, com história de artrite em joelho e punho esquerdo, tornozelo direito há sete dias. Com duração de três dias em cada articulação. Há dois dias apresenta dor precordial e cansaço aos grandes esforços. Nega antecedente infeccioso. Ao exame apresenta de positivo: taquicardia (130 bpm) sopro holosistólico em foco mitral com irradiação para a axila e artrite em tornozelo direito. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Endocardite infecciosa.
B
Artrite reumatoide juvenil.
C
Doença de Kawasaki.
D
Febre reumática.
E
Mixoma atrial.
É útil no tratamento da Ambliopia, EXCETO:
RN com 20 dias de vida; nascido de parto normal, a termo, sem intercorrências (sorologias negativas e ausência de infecção) pré e pos natal, Tempo de bolsa rota de 4 h, em Aleitamento Materno Exclusivo; apresenta há três dias vômitos após a amamentação, de evolução progressiva. Ao exame, após o episodio, observa vômitos com aspecto de leite fresco, sem sangue ou bile, grande volume; RN tranqüilo, sem fáscie de dor ou irritabilidade, ativo, pouco emagrecido, FA pouco deprimida, acianótico, anictérico, logo após procura seio materno e suga com muita força (demonstrando fome); musculatura abdominal relaxada, abdome flácido, indolor, nódulo palpável acima da cicatriz umbilical, no epigástrio médio, abaixo da borda hepática, +- 2,0 cm de comprimento, móvel. Sobre o caso:
São causas de perda visual repentina unilateral:
Homem com 62 anos, em consulta com urologista traz os seguintes resultados de exames: PSA = 35 ng/ml (valor de referência: < 4 ng/ml) e radiografia da pelve evidenciando a presença de lesões osteolíticas. Biópsia transretal da próstata revelou diagnóstico de adenocarcinoma e cintilografia óssea demonstrou múltiplas lesões hipercaptantes em ossos da pelve e coluna vertebral. O tratamento proposto ao paciente deve ser:
Compartilhar