Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Paciente do sexo feminino, 7 anos de idade, com história de artrite em joelho e punho esquerdo, tornozelo direito há sete dias. Com duração de três dias em cada articulação. Há dois dias apresenta dor precordial e cansaço aos grandes esforços. Nega antecedente infeccioso. Ao exame apresenta de positivo: taquicardia (130 bpm) sopro holosistólico em foco mitral com irradiação para a axila e artrite em tornozelo direito. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Endocardite infecciosa.
B
Artrite reumatoide juvenil.
C
Doença de Kawasaki.
D
Febre reumática.
E
Mixoma atrial.
Paciente do sexo feminino, 26 anos, portadora de hemorroidas grau II. O tratamento mais indicado é:
É certo afirmar a respeito da crise convulsiva febril:
Um recém-nascido acaba de nascer com gastrosquise e vai ser operado dentro das próximas 24 horas. Na conversa com o neonatologista é correto afirmar que:
Marcos, 20 anos, há dois anos, vem apresentando mudança de comportamento, começou a ter retraimento social, deixou de estudar, ficava recluso no seu quarto, sem conversar com familiares e não saía de casa. Referia ter desconfiança dos vizinhos, achava que o olhavam de modo estranho. Dizia que o estavam filmando e que seus pensamentos estavam sendo transmitidos. Dizia que o vizinho estava praticando vodu e ouvia vozes em sua casa, que o acusavam e o ameaçavam. Nega uso de álcool, embora tenha usado maconha ocasionalmente aos 15 anos. O exame físico não revelou anormalidades e todos os testes sanguíneos foram normais. Ao exame do estado mental apresenta afeto embotado, anedonia, abulia, irradiação do pensamento, delírio de controle e alucinações auditivas. Sua fala tem velocidade, ritmo e tom normais. O diagnóstico deste caso é de:
Compartilhar