Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Paciente do sexo feminino, 7 anos de idade, com história de artrite em joelho e punho esquerdo, tornozelo direito há sete dias. Com duração de três dias em cada articulação. Há dois dias apresenta dor precordial e cansaço aos grandes esforços. Nega antecedente infeccioso. Ao exame apresenta de positivo: taquicardia (130 bpm) sopro holosistólico em foco mitral com irradiação para a axila e artrite em tornozelo direito. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Endocardite infecciosa.
B
Artrite reumatoide juvenil.
C
Doença de Kawasaki.
D
Febre reumática.
E
Mixoma atrial.
Você é responsável pelos cudados clínicos prestados a homem de 80 anos, internado com pneumonia e descompensação do diabete melitus. Durante as visitas hospitalares matinais rotineiras você encontra o paciente sonolento e, nas duas últimas noites, você tem recebido telefonemas da enfermeira do turno da noite, relatando que o paciente apresentou agitação ao entardecer, não aceitando os medicamentos ou alimentos por via oral. Sobre o quadro acima, é correto afirmar, EXCETO:
Catarata congênita, retinopatia, persistência do canal arterial e baixo peso ao nascer são manifestações clínicas comumente encontradas em qual patologia?
Uma criança de 4 anos ao almoçar em uma churrascaria engasga-se e se torna cianótica. Nesse momento, deve-se:
Com relação ao exame neurológico do neonato e lactente, qual dos reflexos abaixo surge por volta do 6º mês?
Compartilhar