Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Paciente do sexo feminino, 92 anos, sem antecedentes de doença cardiovascular apresenta dor crônica de joelho direito. Ao exame físico, observa-se aumento de calor e volume de joelho direito, atrofia significativa da coxa direita, limitação para extensão completa da articulação e presença de crepitação. Raio X de joelho D mostra diminuição do espaço articular, osteófitos e esclerose subcondral. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Osteoartrite.
B
Síndrome paraneoplásica.
C
Tuberculose articular.
D
Artrite reumatoide.
E
Condrocalcinose.
Paciente com quadro clínico e radiológico de pneumonia e derrame pleural unilateral de médio volume, constatado há 3 dias. O derrame pleural apresenta as seguintes características: aspecto: amarelo-escuro, relação proteína pleura/plasma: 0,8; relação DHL pleura/plasma: 0,9; leucócitos: 14500 (80% polimorfonucleares); pH = 6,9. A interpretação dos resultados e a conduta devem ser, respectivamente:
Paciente do sexo feminino, 32 anos, do lar, procura atendimento com história de tosse seca, dispneia e chiado há 10 anos, desencadeado por mofo, poeira, fumaça e mudança climática, dentre outros. Nega asma na infância e também tabagismo. Nos últimos 30 dias, refere sintomas diários, sintomas noturnos uma vez na semana, uso diário de B-2 agonista inalatório de curta ação. Traz espirometria, que mostra distúrbio ventilatório obstrutivo leve com variação significativa de fluxo após uso de broncodilatador. O exame físico no momento da consulta é normal. O tratamento medicamentoso de manutenção para essa paciente deve ser:
Paciente com oito meses é atendido no posto de saúde com história de febre baixa, tosse e coriza, há 48 horas. No exame físico, foi observada discreta hiperemia de membrana timpânica à direita e frequência respiratória de 41 irpm, sendo observada, ainda, discreta sibilância na ausculta respiratória. Foi prescrito amoxacilina na dose de 90mg/Kg/dia, tendo sido justificado pelo médico que o paciente estaria com otite média aguda à direita e pneumonia. Sobre este atendimento, assinale a alternativa correta:
Fábio, 3 anos de idade, retorna ao ambulatório de pediatria com o resultado de um hemograma em que foram salientados os seguintes itens: hemoglobina - 9,5 g/dl, VCM 70 µ³, CHCM 29 g/dl e RDW 17%. Foi observado ainda discreto aumento do número de plaquetas. Com estas informações, é possível afirmar:
Compartilhar