Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Paciente do sexo feminino, 92 anos, sem antecedentes de doença cardiovascular apresenta dor crônica de joelho direito. Ao exame físico, observa-se aumento de calor e volume de joelho direito, atrofia significativa da coxa direita, limitação para extensão completa da articulação e presença de crepitação. Raio X de joelho D mostra diminuição do espaço articular, osteófitos e esclerose subcondral. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Osteoartrite.
B
Síndrome paraneoplásica.
C
Tuberculose articular.
D
Artrite reumatoide.
E
Condrocalcinose.
Em relação ao blues puerperal, assinale a alternativa INCORRETA.
Qual dos parâmetros abaixo, faz parte da avaliação clínica da idade gestacional pelo método New Ballard?
Paciente de 48 anos de idade dá entrada no pronto socorro por 24 horas de evolução de dor abdominal difusa, de forte intensidade, associada a náuseas. Hipertenso, em uso de enalapril 10mg a cada 12 horas. Ao exame apresenta FC 110, FR 28, T 37, 7C, PA 100/64mmHg, abdome plano, flácido, com dor a palpação difusa, sem descompressão dolorosa. Em relação ao caso assinale a assertiva correta.
Pré-escolar, 4 anos de idade, apresentou resfriado comum há 8 dias, há 24 horas o pai notou "manchas vermelhas pequenas" no tronco e na face. A diurese está normal. Não há história de uso de drogas, imunizações recentes ou distúrbios hematológicos na família. Ao exame a criança está ativa, eupneica, hidratada, sem sangramento nas mucosas, hepatoesplenomegalia ou linfoadenopatia. O único dado positivo é a presença de petéquias no tronco e na face. Solicitado hemograma que evidenciou: Hb 12,0 g/dl (11,0 a 14,5), Ht = 34 ml, eritro/dl (33,0 a 43,0), leucograma = 8.000 (diferencial normal), Plaquetas 80.000/mm3 (150.000 a 450.000). Qual a principal hipótese diagnóstica?
Compartilhar